Hospital Regional Ruy de Barros Correia, antiga Unidade Sanitária de Arcoverde


JORNAL DE ARCOVERDE n.304 – Julho/Agosto de 2018

Hospital Regional Ruy de Barros Correia, antiga Unidade Sanitária de Arcoverde


Pedro Salviano Filho

 

Hospital Regional de Arcoverde Ruy de Barros Correia. Foto em agosto de 2018, do Jornal de Arcoverde. (Streetview goo.gl/R3W39U ).
Unidade Sanitária Agamenon Magalhães. Foto colorizada. Original no livro Ícones. Patrimônio Cultural de Arcoverde, de Roberto Moraes, Recife, 2008. Pág. 86


O atual Hospital Regional Ruy de Barros Correia teve início com o lançamento da pedra fundamental da Unidade Sanitária de Arcoverde, em 6 de junho de 1952. Construída a partir do pleito do deputado José Rodrigues da Silva (Zé Batatinha), no governo de Agamenon Magalhães (que faleceu em 24 de agosto de 1952), foi inaugurada no dia 21 de dezembro de 1953, com a presença do governador Etelvino Lins. Foi o primeiro diretor da então Unidade Sanitária Agamenon Magalhães, a partir de janeiro de 1954 (até 1958), o dr. Luís Coelho, em seguida substituído pelo dr. José Cursino. A Unidade teve o seu primeiro internamento em 6 de março de 1954.
Nesta apresentação, procuro resgatar informações relativas à implantação da assistência médica em Arcoverde pelo poder público. Foi a partir destas realizações que o município começou o seu desenvolvimento médico, hoje consagrado em toda a região.
Sobre o tema saúde, esta coluna já mostrou alguns dos primeiros médicos arcoverdenses (ver Médicos de bem antigamente: https://bit.ly/3fNKa6S).

14-08-1920 - Jornal do Recifegoo.gl/C9M4mm , 1ª col.: «Na sala de operações da "Farmácia Hollanda", no dia 6 do corrente, submeteu-se à delicada intervenção cirúrgica o sr. Antônio Marques, extraindo dois cancros do lábio inferior. Serviu de operador o dr. Liciniano de Almeida, tendo como auxiliares o dr. Luís Coelho e o farmacêutico Agostinho de Hollanda, este cloroformizador. O resultado foi satisfatório, continuando o operado em excelentes condições.»

08-11-1951 - Diario de Pernambucogoo.gl/Lgxv2r , col.: [foto do] «Posto de Puericultura do Serviço de Proteção à Maternidade e à Infância no município de Arcoverde.»

28-11-1951 -  Diario de Pernambuco - goo.gl/Zbb3sy ,  6ª  col.: «Atos do governo [...] designando o promotor público, em exercício, da comarca de Arcoverde para, como representante do Estado, assinar a escritura de doação de um terreno localizado na sede daquele município, destinado à construção de uma Unidade Sanitária.»

03-05-1952 – Diario de Pernambucogoo.gl/68N7BH , col.: «O Departamento de Obras e Fiscalização dos Serviços Públicos, está chamando a atenção dos interessados para o seu Edital n.2 que está sendo publicado no Diário Oficial e que abre concorrência pública para a construção de um prédio destinado à unidade sanitária na cidade de Arcoverde, neste Estado.»

19-06-1952 – Diario de Pernambuco - goo.gl/HBbDZD ,  col: «Lançada a pedra fundamental de uma Unidade Sanitária. Antônio Napoleão (para o D.P.).
O fato de maior repercussão nos últimos tempos nesta cidade foi, sem dúvida, o lançamento da pedra fundamental da "Unidade Sanitária de Arcoverde”, pelo cunho da compreensão e de interesse demonstrado pela população local, tradicionalmente conhecida pela sua independência política.
Ninguém tomou pelo lado político o benefício que Arcoverde vai receber do Governo do Estado, todos unânimes naquilo que já externamos em nossa vida pública - qualquer governo que deseje contar com a unanimidade deste povo, que faça o que ele precisa, sem partidarismo, sem protecionismo, sem segundas intenções. E é o que acontece agora.
Graças a atuação do deputado José Rodrigues da Silva, que teve a iniciativa, o governo do Estado mandou lançar a pedra fundamental da unidade sanitária tão reclamada por quantos aqui vivem, laboram... e adoecem.
Em avião do Governo do Estado viajou para esta e para outras cidades do interior o Secretário de Saúde e Assistência Social, dr. Orlando Parahym, que não é um desconhecido para esta coletividade.
Verdadeiro estudioso dos assuntos que se relacionam com a saúde e a alimentação do povo sertanejo, o dr. Orlando Parahyn conta em cada arcoverdense e em cada sertanejo um admirador incondicional. A sua obra é conhecida de quantos se interessam pelo assunto. Isto também ocorreu para maior brilhantismo das festas realizadas, no mais impróprio dia e hora da semana e por isso mesmo mais expressivas.
Tudo feito de improviso, com o sabor do improviso. O deputado José Rodrigues da Silva mandou distribuir na véspera um prospecto de propagando convidando o povo para assistir ao lançamento da pedra fundamental e às pessoas mais gradas da sociedade um convite para o almoço que ofereceu ao ilustre representante do governador e seu secretário de saúde. E ninguém o decepcionou. Aproximadamente às 10 horas era lançada a pedra fundamental da unidade sanitária, que teve a benção da igreja, na pessoa do seu digno vigário, padre Pedro Gabriel de Vasconcelos, que enalteceu o significado da obra que se vai realizar, agradecendo aos céus em nome dos seus mais humildes paroquianos, pela lembrança de José Rodrigues e do Governador.
Em seguida o dr. Orlando Parahin produziu uma oração digna de figurar como verdadeira aula de sociologia cristã, citando o acervo de problemas que defrontam os governantes e governados na sua solução no mais breve tempo possível, destacando entre todos os problemas, como o de mais urgente necessidade, o problema da saúde do povo, mostrando que ele deve ter prioridade sobre todos os outros, pois sem saúde o homem não pode enfrentar quantas dificuldades surgem a cada momento principalmente no mundo conturbado de hoje, quando necessitamos ter um lugar de vanguarda entre os povos da terra. Contentou-se extraordinariamente com o interesse demonstrado pelos arcoverdenses pelo seu progresso que dentro de um ano estará funcionando a unidade sanitária.
Ao ilustre secretário, o dr. Rui de Barros Correia ofereceu um drink, em sua residência e posteriormente realizou-se  o grande almoço oferecido ao dr. Orlando Parahim pelo deputado José Rodrigues da Silva e no qual tomaram parte, dentre os que podemos anotar, os seguintes cavalheiros: dr. Otílio Guedes, juiz de direito da comarca; dr. José Fulco, promotor; sr. Otacílio Moraes, prefeito; drs. Rui de Barros Correa, Cursino Galvão, Freire Filho, médicos; drs. Antonio Antero e Luciano da Costa Barros, engenheiros; Manuel Artur de Souza Leão e Airon Rios, advogados; e srs. João Gonçalves Lima Dioclécio Nepomuceno, José Caitano de Melo, Altino de Siqueira Freire, Florismundo Oliveira, Manuel Sitônio, Alberto Coriolando de Barros, Dorgival Galindo, Luiz Alves da Silva, Manoel Soares de Melo, Gumercindo Cavalcanti, Álvaro Ramos Cruz, dr. Rivaldo Carneiro, Francisco Cordeiro de Albuquerque, Hertz Santos, Euclides Siqueira, Valdemar Queiroz, Emanuel Veras, Mário Magalhães Bastos, Crispiniano Neves, Joaquim Belarmino Duarte, Alísio da Costa Dourado, Audo Howard Bradley, Antonio Cadena, Rafael Barbosa, Natalício Martins de Farias, Angelo Veloso da Silveira, Euclides Arantes, Napoleão Cunha, José Mirtes, Antonio Honorato dos Santos, Manoel Muniz Falcão, Oscar Olímpio de Araújo, Nestor Pires de Carvalho, Antonio Francisco Moreno, Sebastião Araujo, José Fernandes Rouce, Pergentino Feitosa, Abdoral de Godoy e outros.
A Câmara Municipal esteve presente pelos vereadores Cleto Padilha, James Pacheco, Elizeu Marques Magalhães, Severiano de Brito Freire e Paulo Tavares.
Falou oferecendo o almoço o deputado José Rodrigues, secundado dos srs. dr. Airon Rios, Cleto Padilha, dr. José Fulco, dr. Otílio Guedes. Respondeu agradecendo o homenageado, dr. Orlando Parahym.
Verdadeira festa de congraçamento em torno de um ideal coletivo, ali estiveram representados todos os partidos políticos com influência no município.
Logo após o almoço o dr. Orlando Parahym seguiu para a capital do Estado.
Não somente Arcoverde, mas todo o sertão pernambucano muito esperam da administração profícua do prof. Agamenon Magalhães e do seu seleto secretário.
Arcoverde, 6-6-1952.»

30-08-1953 – Diario de Pernambuco - goo.gl/qHZAtR , 7ª col.:  «Unidade Sanitária. [Murilo Oliveira]. A magnífica unidade sanitária iniciada no governo Agamenon Magalhães encontra-se quase concluída. O povo esperava a sua inauguração no próximo dia 11 de setembro. Infelizmente, ainda não foi adquirido o seu mobiliário bem como o necessário equipamento médico.
A crise financeira que atravessa o Estado nos traz um pouco de desesperança no que se relaciona com o funcionamento imediato do nosso Hospital. Enquanto isso, as pessoas que necessitam de assistência hospitalar procuram o hospital de Pesqueira, principalmente, indigentes que a Prefeitura quase todos os dias remove para aquele nosocômio. Contudo, resta uma esperança...»

24-12-1953 – Diario de Pernambuco - goo.gl/CC2S9B, 8ª col.: «Inauguração da Unidade Sanitária de Arcoverde.
Realizou-se, no dia 21 do corrente, às 16 horas, a inauguração da Unidade Sanitária de Arcoverde, com a presença do governador Etelvino Lins, secretário de Saúde, Artur Coutinho, sr. Lincoln Santa Cruz, diretor do Departamento de Saúde Pública, deputados padre Vandereli Simões e José Rodrigues, Otacílio Morais, prefeito de Arcoverde, sr. Luiz Gonzaga Ribeiro dos Reis, juiz de direito da comarca.
Falaram, no momento em que foi cortada, pelo governador Etelvino Lins, a fita simbólica, inaugurando o hospital os srs. Ribeiro dos Reis e o secretário de Saúde, o governador de Estado.
A Unidade Sanitária de Arcoverde, uma das mais bem aparelhadas do agreste, dispõe de trinta e sete leitos, além de salas de cirurgia, raio X, laboratório, e a secção especializada destinada à Maternidade.»

30-01-1954 – Diario de Pernambuco - goo.gl/1Qyweh , 5ª col.: «Atos do Governo Estadual. […] nomeando Maria Celeste Fernandes da Silva e Luiza Valdevina da Silva, para exercerem os cargos de enfermeira, padrão da Unidade Sanitária de Arcoverde, do Departamento de Assistência  Hospitalar, presentemente vagos; nomeando Diogenes Domingues Cavalcanti e Carmelita Bezerra Rocha, para exercerem respectivamente, os cargos de guarda e visitadora padrão “B”, da Unidade Sanitária de Arcoverde, do Departamento de Assistência Hospitalar, atualmente vagos;
nomeando Luiz Barbosa de Macena, Lucilio Tenório de Brito e José Monteiro de Carvalho, para exercerem respectivamente, nos cargos de administrador, padrão “C”, auxiliar técnico de laboratório, padrão “B”e  atendente padrão “A”, da Unidade de Arcoverde o Departamento de Assistência Hospitalar presentemente vago. [...].»

12-02-1954 – Diario de Pernambuco -  goo.gl/B9AMHN , 6ª  col.:  «Atos do Governo
Estadual. […] transferindo o dr. Jeneci Ramos do cargo de cirurgião chefe, padrão “F”, do Hospital Regional de Pesqueira, para o de cirurgião obstetra, de igual padrão, da Unidade Sanitária de Arcoverde, atualmente vago, fazendo-se no seu título, a necessária apostila;»

13-04-1954 – Diario de Pernambuco - goo.gl/GzgcYX , 1ª col.: «UNIDADE SANITÁRIA - Encontra-se em pleno funcionamento a Unidade Sanitária local, a qual vem prestando incalculáveis serviços à população. Merece especial registro a ordem e a disciplina reinantes em todos os setores de atividades do referido nosocômio, graças à eficiente orientação do seu diretor, dr. Luiz Coelho Alves da Silva.»

21(e 22)-04-1956 – Diario de Pernambuco - goo.gl/J5hJbp , 1ª col.: «Notícias de Arcoverde. Congresso médico - Paulo Cardozo. Pela primeira vez nesta cidade, realizar-se-á um Congresso Médico, sob os auspícios da Sociedade de Medicina de Pernambuco, no período de 6 a 9 de setembro do corrente ano.
Este conclave reunirá grandes personalidades da medicina pernambucana e terá um cunho altamente significativo, diante dos temas oficiais que serão debatidos por vários médicos, inclusive os residentes nesta cidade. Iremos assistir um fato inédito em Arcoverde, escolhida que foi para o referido Congresso, numa demonstração inequívoca do seu prestigio no cenário Nacional.
Cidade centro do interior pernambucano, Arcoverde dia a dia mais se projeta, em face do seu progresso - vertiginoso, fadada a futuro brilhante. A prova desta nossa afirmativa, se encontra alicerçada pelo fato de nestes últimos anos a mesma estar sendo ponto de atração de pessoas que aqui procuram se instalar e de realizações de pesquisas.
O Congresso Médico a ser realizado, honrará sobremodo a nossa cidade e a classe médica local. De acordo com as declarações do dr. Luís Coelho, diretor da Unidade Sanitária de Arcoverde com quem nos avistamos, o mesmo teve oportunidade de salientar o grande valor do certame, nos apresentando na ocasião a organização do conclave e os temas que irão ser debatidos que estão assim organizados:
Temas escolhidos: " Enterocolites parasitárias" e "Contusões e ferimentos do abdômen". Relatores Drs. Luiz Tavares de Barros, para o tema clínico e Odacy Varejão, para o tema cirúrgico. Realização de dois simpósios: "Condições de alimentação do trabalhador rural do Nordeste" e "Proteína e Fígado". Simposiastas Drs. Orlando Parahyn para o primeiro e o professor Nelson Chaves para o segundo.
Para simposiastas do simpósio sobre alimentação, os drs. Jamerson Ferreira Lima, José Nivaldo Barbosa, Djalma Vasconcelos, José Luiz de Almeida e Rui de Barros Correia.
Para simposiastas do simpósio sobre "Proteínas e Fígado", os drs. Waldir Pessoa, Naide Teodósio, Luiz Lessa (Garanhuns), Waldomiro Ferreira (Caruaru) e o professor Luiz Inácio de Andrade Lima.
A fim de acertas as providências que se tornam necessárias para o bom êxito do Congresso, estiveram no gabinete do prefeito, os drs. Luiz Coelho, Rui de Barros Correia, Jenecy Ramos e José Cursino Galvão, os quais mantiveram demorada palestra com o chefe do Executivo Municipal acerca do assunto, comprometendo-se o prefeito a dar todo o apoio moral e financeiro ao aludido conclave.»
Mais sobre o congresso: 29-04-1956: goo.gl/PbazWR ,(2ª col.).

13-10-1959 -  Diario de Pernambuco -  goo.gl/ErZuL7 , 8ª col.: «Atos do Governo Estadual - O governador do Estado assinou, ontem, o seguinte ato:
exonerando o dr. Luiz Alves Coelho da função gratificada de diretor de Unidade Sanitária de Arcoverde nomeando para substituí-lo o dr. José Cursino Galvão, médico clínico, nível 16.»

Roteiro de Velhos e Grandes Sertanejos. II Volume (8). Centro de Estudos de História  Municipal. Recife, 1978 – Luiz Wilson, Pág. 1210
«Nota – Ruy morreu há 4 ou 5 dias em “Rio Branco” (27-11-1976), de um tumor maligno do mediastino ou do pulmão, um ou dois anos depois de termos escrito para este livro o capítulo Ruy de Barros Correia e Adalgisa Cavalcanti. Foi sepultado na cidadezinha em que nasceu, em Belo Jardim. Nem Adalgiza, nem Ruizinho, nem os amigos sabiam de sua doença.[...].»

09-01-1979 – Diario de Pernambuco - goo.gl/a9ZxPa , 1ª col.: «Hospital Regional de Arcoverde - Veloso Costa. Em Medicina, Pernambuco se antecipou. Não somente em certos pioneirismos técnicos, conforme mencionamos em nossa publicação "Medicina, Pernambuco e Tempo", mas também, na interiorização da medicina.
Levar medicina às comunidades interioranas não foi e ainda não é tarefa fácil. O médico, a enfermeira, as auxiliares de enfermagem, enfim, um grupo de pessoas que se dedique às atividades médicas, necessitam, como o soldado, de quartel ou fortidianas contra as doenças, seja curando-as, tratando-as ou evitando-as.
Daí a necessidade de inicialmente, se construírem postos de saúde, edificar hospitais, a fim de que os profissionais de saúde, disponham de ambiente adequado para os seus elevados misteres.
Em Arcoverde, a medicina chegou, como em muitas outras cidades de Pernambuco, através do poder público. Entretanto, não faltou a colaboração dos filhos da terra, doando o terreno do hospital onde deveria ser edificado o atual nosocômio de hoje.
O pleito para que se dotasse a cidade de uma unidade hospitalar foi apresentado em 1951, pelo deputado José Rodrigues da Silva, mais conhecido por Zé Batatinha. Governava o Estado Agamenon Magalhães.
Na época do lançamento da pedra fundamental, ocupava a Secretaria de Saúde o prof. Orlando Parahyn, profissional dos mais brilhantes, ainda hoje em plena atividade.
A inauguração da Unidade Sanitária, realizada, a 20 de dezembro de 1953, foi festiva. Como sempre acontece, contou com a presença de autoridades: Senador Vitorino Freire, Governador Etelvino Lins, Secretário de Saúde Prof. Arthur Coutinho, cuja administração foi das mais profícuas conforme se acha registrada em “Medicina, Pernambuco e Tempo”, Dr. Nestor Cavalcanti, Deputados José Rodrigues da Silva e Padre Luís Simões, além de outras pessoas gradas e de grande público. Dirigia o Departamento de Assistência Hospitalar, o Dr. Nestor Cavalcanti, de saudosa memória. Ocupava a Secretaria de Viação e Obras Públicas, o Dr. Armando Monteiro Filho, engenheiro de grande espírito público. Somente a 25 de fevereiro de 1954, tiveram início as atividades com o serviço de matrícula de pacientes no ambulatório.
Nos ambulatórios, em 1954, foram atendidos 2.021 pacientes; destes, 682 foram internados em vários serviços hospitalares; realizaram-se 154 pequenas intervenções cirúrgicas, 708 curativos, 963 injeções intramusculares e 329 endovenosas.
O primeiro Diretor da Unidade Sanitária de Arcoverde, hoje Hospital Polo da VI Região de Saúde, foi o Dr. Luís Coelho Alves da Silva, pediatra nível 15, nomeado pelo Ato n. 2.343 de 19 de dezembro de 1953, assinado pelo governador Etelvino Lins, contando o exercício a partir de 01 de janeiro de 1954. O Dr. Luís Coelho exerceu as funções até 1958, quando foi substituído pelo Dr. José Cursino Galvão. O primeiro diretor tinha um passado político: foi prefeito por nomeação na época do interventor Carlos de Lima Cavalcanti e, posteriormente, eleito deputado.
A Unidade Sanitária logo cedo evoluiu para um hospital. O primeiro internamento teve lugar no dia 06 de março de 1954. Conforme relatório, internaram-se 682 pacientes, assim distribuídos: 477 indigentes, 108 pensionistas, 97 contribuintes, 2ª  classe.
Destes, saíram curados 562; melhorados 104 e 16 falecidos. A média de óbitos foi de 2,34%. Destaca-se, no referido relatório, que alguns pacientes deram entrada em estado pré-agônico. O movimento cirúrgico registro foi o seguinte: a) Intervenções cirúrgicas - 266, b) Aparelhos gessados - 19, c) Extensões e Kieschener - 3, d) Osteossíntese - 2, e) Casos encaminhados aos hospitais de Recife - 28.»

Município de Arcoverde (Rio Branco). Cronologia e Outras Notas. 1982. Luís Wilson. Pág. 180.
No número 20 de BABEL, de 05 de dezembro, na última página do mesmo jornal: «UNIDADE SANITÁRIA AGAMENON MAGALHÃES. Estamos seguramente informados de que será no dia 20 do corrente a inauguração de nosso Hospital, que tomou o nome - Unidade Sanitária Agamenon Magalhães. … O deputado José Rodrigues da Silva, pai legítimo da ideia, está de parabéns por ver realizado o seu antigo sonho, que encontrou no saudoso governador Agamenon Magalhães (falecido no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, em 1952) o seu iniciador, e no atual governo (dr. Etelvino Lins de Albuquerque), o continuador e realizador da importante obra”.
O n. 23, de 26 de dezembro (Ano I), de BABEL, trazia em sua primeira página: “Inaugurado o Hospital de Arcoverde”. Transcrição dos discursos do deputado José Rodrigues da Silva e Airon Rios.
Inaugurado o nosso “Hospital a 10 de dezembro daquele ano (1953), com a presença do governador do Estado, dr. Etelvino Lins de Albuquerque, senador Vitorino Freire, professor Arthur Coutinho (Secretário de Saúde do Estado), dr. Nestor Cavalcanti (Diretor de nosso Departamento de Assistência Hospitalar) e, entre outras autoridades, do deputado Padre Luís Simões, suas atividades tiveram início a 25 de fevereiro do ano seguinte (1954).
Seu 1º  diretor foi o dr. Luís Coelho, nomeado pelo ato n. 2.343 de 19.12.1953 do governador Etelvino Lins de Albuquerque, contando-se o seu exercício a partir de 1º  de janeiro de 1954.
Em 1958 era substituído pelo dr. José Cursino Galvão, evoluindo em seus primeiros aquela Unidade Sanitária para um “Hospital” de 30 leitos.
Mais tarde, no governo Cid Sampaio (sendo Secretário de Saúde o dr. Bertholdo Kruze e diretor do Departamento de Assistência Hospitalar o professor Luís Gonzaga Tavares de Barros), recebeu aquele nosocômio uma série de melhoramentos, entre os quais um Serviço de Hidratação Infantil. Seu corpo clínico foi também aumentado de 3 para 7 médicos, inclusive um anestesista.
Em 1978, o governo Moura Cavalcanti firmava contrato com o fundo de Assistência Social (F.A.S.) de nossa Caixa Econômica, para as obras de reforma e ampliação do Hospital de Arcoverde, constando as mesmas, entre outras coisas, da construção de dois prédios, um dos quais de dois pavimentos e outro destinado a Pronto Socorro e Ambulatório, encarregando-se daqueles serviços a firma Cobasil Construção Ltda., tendo sido dado à mesma o prazo de 300 dias para término dos trabalhos. área acrescida: 2.215 metros quadrados. Início das obras: 18.09.1978. Entre outras coisas, a regularização do terreno adquirido retardou aqueles serviços, devendo inaugurá-los dentre de mais algum tempo o dr. Marco Antônio Maciel, em cujo governo estão sendo os mesmos concluídos (e tenho a impressão de que em grande parte, executados), sendo Secretário de Saúde o dr. Djalma Oliveira e diretor da VI Região de Saúde, com sede em Arcoverde, o dr. Orlando de Souza Ferraz. Ali investiu o governo Moura Cavalcanti, com o custo do projeto equipamentos e obras de construção e reformas a importância de Cr$ 19.273.000,00.»

17-01-1979 – Diario de Pernambuco - goo.gl/WQCUKT ,   col.: «Ainda o Hospital de Arcoverde- Veloso Costa.
Em nosso interior, as mais importantes das atividades médicas eram aquelas ligadas à obstetrícia e à clínica médica. Em 1954, como ainda hoje, elas conservam o mesmo primado.
O primeiro parto, verificado no hospital de 34 leitos iniciais, ocorreu a 12 de março de 1954, em paciente pensionista. Nessa especialidade, observou-se, no referido ano, o seguinte movimento: 176 pacientes atendidas, 86 partos simples, 4 partos naturais gemelares, 1 parto natural prematuro gêmeos, 12 partos a fórceps, 1 parto pélvico natural, 1 cesárea segmentar por placenta prévia, 1 cesárea seguimento em gravidez gemelar, 1 laparotomia exploradora por prenhes tubária rota, 2 partos prematuros com fetos mortos macerados, 20 partos natimortos, 6 abortos embrionários, 1 aborto fetal, 1 aborto fetal gemelar com hidrâmnios, 26 curetagens por motivo extra puerperal, 6 dequitaduras manuais.
Na área de ginecologia, a primeira intervenção cirúrgica foi uma histerectomia subtotal  na senhora Sebastiana Regis, residente em Boa Vista. A equipe operatória constou do cirurgião Geneci Ramos, dr. José Cursino Galvão, sendo a paciente anestesiada por Maria Celeste Fernandes da Silva com éter, em máscara de Ombredane. Assim, Arcoverde, através desse ex-auxiliar de Barros Lima, Geneci Ramos, iniciava a cirurgia ginecológica naquela região onde hoje goza de excelente conceito. Nos dias atuais, tudo isso se apresenta simples, mas, recuando-se no tempo, sentimos a capacidade de trabalho, o esforço, o preparo técnico, a coragem profissional, implantando na entrada do sertão a prática cirúrgica, realizada com êxito conforme o baixo obituário registrado.
Completava o equipamento, um gabinete odontológico. Também não faltou o laboratório de análises clínicas para realização de exames de rotina como fezes, sumário de urina, hematimetria, leucograma, dosagem de ureia e glicose. O analista e o dentista nomeados, enquanto aguardavam a instalação de seus serviços, tomavam conta da farmácia do hospital.
Como meio semiótico das atividades clínicas, foi instalado, nos últimos dias de novembro de 1954, um aparelho de RX cujo movimento foi de 10 radiografias e 20 radioscopias.
O hospital tornou-se o centro de todas as atividades de saúde, inclusive àquelas que se prendem a Medicina Legal. Assim, as autoridades locais solicitaram perícias em 20 lesões corporais, 7 homicídios e 6 por sedução e estrupo.
Não havendo previdência na época, os doentes que podiam custeavam os ônus do tratamento. Com isso, a administração angariava meios para manter e melhorar as instalações de seus diversos serviços.
Arcoverde tornou-se com seu hospital, a Meca da Medicina. Para ali ocorriam pacientes vindos das mais distantes cidades e povoações como Pedra, Venturosa, Alagoinha, Pesqueira, Belo Jardim, Sanharó, Buíque, Sertânia, Custódia, Afogados da Ingazeira, Águas Belas, Betânia, Tupanatinga, Itaíba, Inajá, São Bento do Una, São José do Egito, Carnaíba, Tabira, Flores, Petrolândia e Tacaratu. Enfermos dos estados vizinhos também ali chegavam: de Alagoas, procediam dos municípios de Mata Grande e Santana do Ipanema; da Paraíba, dos municípios de Monteiro, Teixeira e Princesa Isabel. Até os municípios de Paulo Afonso e Glória vinham doentes. Hoje, muitas Unidades de Saúde, umas hospitalares, outras Unidades Mistas, Postos, se acham instaladas em todas aquelas cidades e regiões que procuravam o Centro Médico de Arcoverde. Entretanto, a capital da entrada do sertão continua a receber grande demanda, particularmente de casos graves, exigindo sempre e sempre uma medicina mais técnica ou, como se diz modernamente, mais sofisticada. Daí porque a administração Moura Cavalcanti resolveu reformatar e ampliar de 70 para 140 leitos o hospital polo da 6a Região de Saúde sob a direção profícua e honesta do dr. Orlando Ferraz. Talvez antes do término da administração do governo, parte ou toda a grande reforma seja inaugurada. Ali o poder público está investindo Cr$ 17.200.000,00. 
Registre-se, nesse comentário, o valioso apoio que o prefeito Áureo Bradley vem dando às Unidades de Saúde de Arcoverde.» 


Na década de 60, foto colorizada, obtida na frente do Hospital Regional de Arcoverde. Jeová Fernandes Gouveia (hoje radiologista em Arcoverde), José Genézio Lafayete (hoje clínico em Arcoverde), Dr. João Ramos (médico em Recife) e Pedro Salviano Filho (hoje cirurgião geral em Ivaiporã-PR). Na ocasião, excetuando o dr. João Ramos, os demais eram acadêmicos de medicina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito & Freire. Gente braba!

Bustos e estátuas em Arcoverde

Paróquia Nossa Senhora do Livramento de Arcoverde