Ginásios Cardeal Arcoverde e Imaculada Conceição


JORNAL DE ARCOVERDE n.303 – Maio/Junho de 2018

Ginásios Cardeal Arcoverde e Imaculada Conceição.

Pedro Salviano Filho



A partir da metade do século passado é que surgiram os primeiros estabelecimentos, hoje conhecidos como de ensino médio, em Arcoverde. Inicialmente, em 1952, foi inaugurado o Ginásio Diocesano Cardeal Arcoverde e, em 1953, para comemorar os 25 anos de emancipação do município, o Colégio Diocesano Imaculada Conceição.
Buscando resgatar mais informações sobre as origens destes educandários, procuramos acrescentar dados aos já divulgados nesta coluna (https://bit.ly/2YruO22), incrementando novos subsídios para a memória destes tradicionais estabelecimentos de ensino.

Foto colorizada do Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde. Original no livro Ícones. Patrimônio Cultural de Arcoverde, Roberto Moraes, Recife, 2008, pág. 108.


16-09-1948 – Diário Oficial, bit.ly/1IP6P0A, 2ª col. «De Arcoverde: Virtude telegrama representei vossência festividade lançamento pedra fundamental Ginásio Cardeal Arcoverde. Saudações J. F. Ribeiro do Vale - Juiz de Direito.» 

09-08-1949 – Diário Oficial, bit.ly/1MzgHLG, 3ª col.
«Estatutos do Ginásio Cardeal Arcoverde.»

12-1949 - Arcoverde (Da publicação “O Democrático”, dezembro de 1949, pág.3; por cortesia do sr. Antônio Moreno).
Ginásio Diocesano de Arcoverde
«Estão em andamento e já bastante adiantadas as obras de construção do Ginásio Cardeal Arcoverde, desta cidade, iniciativa do exmo. e revmo. Sr. Bispo diocesano, d. Adalberto Sobral, com o concurso da diocese e do seu povo. Os arcoverdenses estão contribuindo na medida das suas possibilidades para que o ginásio da terra do Cardeal e que tem seu nome, seja concluído no mais curto espaço de tempo possível. Mas isto não basta. O custo da construção e das instalações do educandário requerem muito dinheiro, muito acima da capacidade da iniciativa particular. Ninguém ignora a ação do sr. Bispo junto aos poderes públicos que, digamos de passagem, apenas cumprirão o seu dever concorrendo com uma parcela do que daqui vai para os cofres públicos; no sentido de levar para a frente a ideia que não se destina ao uso e gozo dos iniciadores, mas às bases fundamentais da felicidade de uma população sedenta de saber. Os iniciadores são apenas apóstolos e desbravadores, dignos do amparo de quantos amam nossa terra e sua gente. O Democrático, como sempre, interessado nos assuntos culturais da cidade, unido a elementos ponderáveis do nosso meio, também vem concorrendo com o seu esforço para a construção da obra, tendo já destinado quotas de suas rendas para esse fim. A fotografia que ilustra esta página é da maquete do majestoso edifício em construção no terreno doado pelo sr. Emídio Soares Guimarães. Finalizando, queremos deixar registrado o nosso apelo aos que nos lerem para que as suas contribuições sejam mais generosas e frequentes.»

27-12-1949 – Correio da Manhã (RJ), bit.ly/1JW2YJy, 5ª col.
«Será comemorado o centenário do nascimento do Cardeal Arcoverde. Sancionou o presidente da República o decreto do Congresso Nacional que autoriza o Poder Executivo a promover festejos comemorativos do centenário do nascimento do primeiro cardeal brasileiro, D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, a transcorrer em 17 de janeiro de 1950, assim como mandar imprimir selos alusivos à data. O decreto sancionado autoriza, mais, a abertura do crédito especial de Cr$ 1.500.000,00 para conclusão e aparelhamento do Ginásio Cardeal Arcoverde, que está sendo construído sob os auspícios da Diocese de Pesqueira, na cidade de Arcoverde, Pernambuco.» Mais: 11-08-1950, bit.ly/1KFWHEZ.
Arcoverde+06.jpg
14-03-1950Diario de Pernambuco, goo.gl/9tSfC7,7ª col.
«[...] foram lidos ofícios de associações comerciais[...] telegrama do senador Apolonio Sales a respeito do Ginásio Cardeal Arcoverde, em construção.»


11-08-1950Diario de Pernambuco, goo.gl/SN5K35 ,1ª col.   
«Centenário do cardeal Arcoverde. O presidente da República assinou um decreto abrindo um crédito de 1 milhão e meio de cruzeiros para as comemorações do nascimento do cardeal Arcoverde.
Dessa importância, um milhão e 200 mil serão empregados na conclusão do Ginásio Cardeal Arcoverde situado em Pesqueira, Garanhuns [situado em Arcoverde].»

05-09-1950 – Diario de Pernambuco, goo.gl/uT4auG , 6ª col.
«De Pesqueira: Tenho satisfação comunicar vossência recebi auxilio crédito especial favor Ginásio Cardeal Arcoverde que será monumento vivo comemorações centenário  nascimento eminente purpurado pernambucano. Agradeço nome diocese cidade Arcoverde vossência que iniciativa projeto todo empenho aprovação autorização pagamento crédito especial. (a) Dom Adelmo Machado - Bispo Pesqueira.»

19-01-1952 - A Voz do Povo [Arcoverde]- pág.1 [do arquivo de Gaudêncio Vilela]
«Inauguração - Será inaugurado amanhã, ás 9 horas, o Ginásio Cardeal Arcoverde. O ato será solene e contará com a presença de D. Adelmo Machado, Bispo Diocesano e de D. João de Souza Lima, Bispo auxiliar de Diamantina. Estarão presentes, possivelmente, o sr. Governador do Estado e o dr. Secretário de Educação e Saúde, além de outras autoridades especialmente convidadas.
O povo, indistintamente, deve comparecer às diversas solenidades a se realizarem uma vez que a obra a ser inaugurada foi edificada com o objetivo de atender às suas necessidades no campo da educação.»

23-01-1952  Diario de Pernambuco,  goo.gl/e1LfyH,   col.
«Inaugurado o Ginásio Cardeal Arcoverde.
Realizou-se domingo último no município de Arcoverde a solenidade de inauguração do “Ginásio Cardeal Arcoverde”.
A cerimônia foi presidida pelo secretário de Educação e Cultura, dr. Arruda Marinho, que representou o Governador do Estado, registrando-se a presença de dom Adelmo Machado, bispo de Pesqueira, dom Souza Lima, bispo-auxiliar de Diamantina, prefeito Otacílio Moraes, dr. Otílio Guedes, juiz de Direito local, deputado padre Wanderley Simões, além de numerosas outras autoridades, pessoas gradas e povo em geral.
Durante a solenidade de inauguração, que teve lugar às 10 horas, falaram dom Adelmo Machado, dr. Arruda Marinho e sr. Euclides Araújo, vice-prefeito, em nome da cidade de Arcoverde.
O “Ginásio Cardeal Arcoverde foi construído graças a uma verba consignada no orçamento federal em 1950, por iniciativa do então deputado Agamenon Magalhães.
À tarde do mesmo dia, realizou-se o lançamento da pedra fundamental do “Colégio N.S. das Dores”, tendo usado da palavra o dr. Otílio Guedes, juiz e Direito de Arcoverde.»

03-02-1952Diario de Pernambuco, goo.gl/V6aUCE,   col.
«Arcoverde. Operosidade e clarividência. Antonio Napoleão Arcoverde. Cidade de mais de 10 mil habitantes urbanos e perto de vinte mil com os arredores do município, de há muito vinha reclamando dos poderes públicos e das entidades mais representativas da organização social, um estabelecimento onde os jovens pudessem obter alguma coisa no que se refere a sua educação secundária.
A ideia de um ginásio jamais saiu das cogitações locais até que um bispo humilde, que soube se misturar com todas as classes veio concretizar os desejos dos filhos da terra do Cardeal Arcoverde. Coube a d. Adelmo Cavalcanti Machado a glória, de ver em pouco mais de três anos inaugurado o sonho transformado em realidade, inaugurando a 20 de janeiro de 1952 o Ginásio Cardeal Arcoverde.
Tendo vindo a esta cidade, em visita pastoral, no dia 13, acompanhado de dois missionários franciscanos, fez durante uma semana cheia de fé, a pregação da palavra católica ao católico povo de Arcoverde, para encerrar as festas missionárias com a inauguração preparada.
Depois da missa solene, dirigiu-se S. excia, o sr. d. João de Souza Lima, bispo adjunto da cidade de Diamantina nas Minas Gerais, que viajou especialmente até aqui para assistir dita inauguração, dada a parte saliente que tomou no início dos trabalhos do Ginásio; vigários de paróquias vizinhas autoridades civis e militares; representantes do sr. governador do Estado, dr. Arruda Marinho, Secretário da Educação; pessoas gradas, famílias e grande massa popular, para o edifício do ginásio, construído numa área de 120x300 metros, generosamente cedida pelo sr. Emídio Soares Guimarães, exmas. esposa e genitora.
S. excia. revma. d. Souza Lima, iniciou as solenidades, lançando a benção do saguão principal do edifício. O sr. bispo diocesano, d. Adelmo Machado usou então da palavra, que foi um hino de louvor a Deus pelo que concedeu a ele, aos padres e ao povo, fazendo ver-se realizada, em tão curto prazo, depois de tantas canseiras e até de incompreensões uma obra de tamanho vulto. Depois entrou na fase dos agradecimentos, não esquecendo um só dos beneméritos coadjuvares da obra. Desde o presidente Eurico Dutra à mais humilde autoridade municipal. Desde o bispo Souza Lima até zelador dos trabalhos, e o mestre das obras. Bela simples e emocionante saudação para quantos souberam valorizar o cumprimento do dever.
O dr. Arruda Marinho, em seguida, cortou o laço simbólico dando por inaugurado o Ginásio e falando em seu nome e no do sr. governador do Estado. Seguiu-se a benção do resto do edifício, a aposição do retrato do patrono - o saudoso Cardeal Arcoverde e imediatamente uma nova solenidade chamava a atenção do povo e das autoridades. Trata-se do lançamento da pedra fundamental do outro educandário - o Ginásio para moças.
Diante do momento que atravessa toda a humanidade, de tragédias, de dissolução, de um materialismo que ameaça dissolver todos os princípios da moral cristã, a operosidade e a clarividência de um homem da estatura de s. excia. revma, d. Adelmo Machado, precisa ser compreendida e estimulada por quantos ainda se interessam pelos problemas do espírito e pela estabilidade da família cristã.
Merece também um registro especial a atuação dos padres Francisco de Assis, até agora responsável pelas obras do Ginásio e Pedro Gabriel, vigário da freguesia, cujo devotamento não tem limites para bem servir aos seus paroquianos.
Convém notar-se também, o que é característico de Arcoverde, a presença ali de elementos de todas as cores partidárias e religiosas, num verdadeiro espírito de compreensão e de desejo de melhores dias para a terra generosa que acolhe indistintamente quantos a habitam.»

18-03-1952 - Diario de Pernambuco, goo.gl/tWJC4n, 5ª col.
Arcoverde - Ginásio Cardeal Arcoverde
«[…] Não sabemos porque, numa cidade de mais de dez mil habitantes, sem falar nos seus arredores, não tenham “chovido” candidatos ao curso ginasial, pois rapazes, em idade de frequentá-lo e usufruir os benefícios dessa frequência, não precisam ser mostrados. Todos estão vendo. No entanto, com tristeza, vimos que se inscreveram apenas 38, dos quais se matricularam apenas 23, havendo 8 transferências. E dos matriculados nem todos quiseram se submeter aos exames. Como as coisas mudam. O rabiscador destas linhas, quando veio para a atual cidade de Arcoverde, havia apenas terminado o primeiro ano do curso primário e na então vila não havia uma escola de qualquer espécie, obrigando-o a ficar analfabetozinho “de pai e mãe”. E ninguém pode avaliar a tristeza que sempre o acompanhou por não ter podido sequer terminar o curso primário, por falta de professores.
Agora que os temos, e dos bons, não seria o caso de aproveitarmos o que tão generosamente nos oferece? Que os pais de família e mesmo os rapazes pseudo-independentes aproveitem o ensejo que se lhes oferece e ocorram pressurosos ao Ginásio.
Os pais de família ponham ali os filhos e os rapazes persistam no nobre sentido de mostrarem que Arcoverde estava, de fato, ansioso por educar seus filhos. Presenciamos há pouco tempo um movimentado concurso que se abriu no Banco do Brasil, agência desta cidade.
Mais de vinte rapazes se inscreveram e apenas um satisfez às exigências do concurso, aliás coisa muito simples. Os rapazes de Arcoverde precisam mostrar que são capazes, mas isto só conseguirão com o estudo que abrirá o caminho dos seus conhecimentos.
Precisamos colaborar conosco mesmo, frequentando o estabelecimento que a tenacidade dos arcoverdenses, aliada ao alto espírito de compreensão de s. excia. revma, o sr. bispo D. Adelmo Machado e ao esforço do nosso pároco, pe. Pedro Gabriel de Vasconcelos, veio até nós, como uma benção do céu, para dissipar as trevas dos cérebros da nossa mocidade, tão necessitada de saber.
Aqui fica o nosso apelo, que não é apenas nosso, mas de quantos se interessam pelo futuro da mocidade de hoje.»

20-03-1952 – Diário Oficial, bit.ly/1KELzuJ, 1ª col.
«De Pesqueira: Tenho a satisfação comunicar vossência Ginásio Cardeal Arcoverde cidade Arcoverde acaba inaugurar retrato vossência uma das salas aula prestando merecida homenagem decidido empenho vossência consecução verba federal possibilitou construção equipamento grandioso prédio Ginásio. Respeitosas saudações Dom Adelmo. Bispo de Pesqueira.»

26-03-1952 – Diario de Pernambucogoo.gl/1nftMi, 6ª col.
«[...] Fez-se muito barulho na cidade, quando da construção do Ginásio Cardeal Arcoverde. O bispo Diocesano tomou o pinhão na unha e, num tempo recorde, construiu, mobiliou e pôs a funcionar o estabelecimento, para o bem dos que tem filhos para educar.
Mas acontece que, por isto ou por aquilo, a matrícula está abaixo de todas as previsões e o Ginásio em dificuldades para funcionar porque a receita não poderá cobrir as despesas, sabido que os professores terão salários determinados pelo governo. Vai daí quatro vereadores entenderem que a municipalidade poderia ir de encontro ao Ginásio e pediram ao presidente para convocar a Câmara e tratar do assunto e, também, para tratar do Ambulatório Médico, pedido ao Instituto dos Comerciários. Mas consta que o prefeito intimou os vereadores pessedistas, que não quiseram ou não souberam tomar a iniciativa, a não comparecerem à reunião da Câmara. O presidente não convocou...
É de lamentar que queiram transformar em assunto político coisa que nada tem com a política, pondo de água abaixo a tão decantada pacificação.[...].»

05-04-1952 - A Voz do Povo [Arcoverde]- pág.3 [do arquivo de Gaudêncio Vilela].
«Instantâneos - Airon Rios. Está funcionando, em condições muito precárias, o Ginásio Cardeal Arcoverde. Enfrenta o grave problema que atropela todos os educandários: a pequena matrícula de alunos.
Nenhum colégio, nenhum estabelecimento de ensino, com exceção das oficiais, mantidos pelas verbas públicas, poderá manter, por muito tempo, suas portas abertas com uma reduzida matrícula de educandos.
Sofre este angustiante problema o nosso pomposo edifício de ensino. Poucos foram os rapazes que se matricularam. Em consequência, insuficiente a verba para atender às despesas inadiáveis do próprio Ginásio.
Mas há um meio de se remediar, em parte, estas dificuldades: liberalizar a matrícula também para moças. Mesmo porque, com as dificuldades existentes, os dirigentes daquela casa de ensino, não podem se dar ao luxo de exigências que somente mais agravam a situação já precária do educandário.
E, do outro lado, seria um critério de justa recompensa aos vários chefes de família que contribuíram para a construção do Ginásio Cardeal Arcoverde. E que depois do prédio levantado com seu abnegado auxílio dele não poderem se servir para iniciar a instrução das suas filhas.
Muitos são os que contribuíram. E muitos vivem com a corda no pescoço, fazendo ginásticas de todo jeito, suando por todos os poros, para manter suas filhas em outros colégios, fora de Arcoverde, com todas as despesas agravadas... Cremos que o espírito esclarecido de D. Adelmo Machado encaminhará, muito breve esta solução justa e reclamada pelo povo desta cidade. Autorizando o sistema misto de ensino as próprias rendas do colégio aumentarão. E os chefes de família, já tão espezinhados e onerados se sentirão menos preocupados com o futuro,,, »


05-04-1952 – Diario de Pernambuco, goo.gl/51NtqQ , 4ª col.
«[...] Agora, porém, o que está pondo em reboliço a política de Arcoverde é o caso do Ginásio Diocesano, recentemente criado e que não dispõe de meios nem para pagar ao professorado, à base dos vencimentos estipulados pela lei.[...].»

16-07-1952Diario de Pernambuco, goo.gl/ceXrDA , 1ª col.
«Ginásio de Arcoverde - Arcoverde possui um ginásio, instalado em edifício próprio, aliás um amplo e bonito edifício. Samuel Soares.
Começou a funcionar no começo deste ano e, por isso mesmo, só está ministrando a primeira série do curso ginasial. Ainda conta poucos alunos, tanto pelo motivo acima exposto, como porque ainda não tratou a sua direção de inaugurar o internato que seria muito útil à população dos municípios adjacentes. Também só admite alunos do sexo masculino, foi que não nos parece muito certo, apesar dos propósitos da fundação de um estabelecimento igual para moças.
Aliás, é bom dizer, ouvimos do padre Pedro Gabriel, vigário da paróquia e a quem muito se deve, do esforço e de tenacidade, pela existência do Ginásio, que estava cogitando de realizar entendimentos com uma ordem religiosa para dirigir o departamento feminino do educandário.
A despeito do período de férias ora em vigor foi-nos proporcionada, quarta feira última, do povo arcoverdense e com uma verba federal bem vultosa. Contudo, graças ao critério administrativo dos sacerdotes que tomaram a peito o controle dos serviços de construção, é que esta aparece como obra perfeita e bem acabada.
Faz gosto percorrer as instalações. Todas as dependências são amplas. O material empregado foi da melhor qualidade. Todo o prédio, enfim, representa uma obra de valor que impressiona muito bem.
Dali saímos bendizendo a iniciativa dos que, com o maior sacrifício e arrojo, empreenderam a instalação do Ginásio de Arcoverde. Sobretudo, saímos edificados com aquele sr. de bondade e de renúncia com que o padre Pedro Gabriel - o querido pároco da cidade - enfrentou, decididamente, contando, para isto, com o apoio moral do bispo de Pesqueira e com a cooperação e o esforço de outro sacerdote cujo nome não nos ocorre, no momento, a realização de uma obra tão gigantesca e tão meritória.
Salvo equívoco de nossa parte, o estabelecimento está contando, para sua manutenção, apenas com a ajuda financeira da Prefeitura de Arcoverde quando tudo indica a necessidade de um auxílio também do Estado.
É absolutamente certo que, no próximo ano, crescerá de muito a matrícula no Ginásio, com a promissão dos que estão cursando agora, a primeira série e com a entrada de outros rapazes arcoverdenses que se aproveitarão da possibilidade de estudar no próprio local. Maior ainda será a matrícula se se criar, como tudo indica, o departamento feminino e considerável, mesmo, se tornará o número de alunos, no caso de se admitir o internato com o que se beneficiarão, imensamente, os habitantes da região.
Assim, faz-se mister que o governo estadual, sentindo as vantagens decorrentes da instalação do Ginásio de Arcoverde se decida a cooperar para que ele se mantenha e alcance, menos penosamente os seus reais e nobres objetivos.»

14-09-1952Diario de Pernambuco, goo.gl/G4Ht3L, 5ª col.
«Instrução de Arcoverde. [Por A. Napoleão] A instrução de Arcoverde está sendo administrada por um Ginásio, um grupo escolar estadual com 11 cadeiras, 3 cadeiras estaduais isoladas e 2 escolas típicas rurais também estaduais.
O município mantém 35 escolas isoladas, sendo 18 na sede e 17 na zona rural e mais 10 escolas supletivas noturnas, sendo 4 na sede e 6 na zona rural.
A iniciativa particular conta com o “Centro Educativo Leonardo Couto”, sob a orientação da professora Laura Rabelo com avultado número de alunos, ministrando além do curso primário mais uma escola oficializada de datilografia e rudimentos de escrituração mercantil. Segue-se lhe em importância o “Externato Batista” sob a orientação da professora Juvita Menezes, que ministra o curso primário a seus alunos. Existem ainda várias escolas primárias quer na sede, quer na zona rural.
Em 1951 a média de frequência das escolas públicas foi de 26 alunos por cadeira no Grupo Escolar; 27 alunos por cadeira nas escolas isoladas do Estado e nas escolas municipais de 25 alunos por cadeira.
 O Ginásio Cardeal Arcoverde foi fundado no começo deste ano contando, incompreensivelmente, com reduzido número de alunos. Está sob a orientação do pe. Délson Freitas, verdadeiro apóstolo que está dando tudo de si para que o Ginásio passe a ser um educandário à altura dos interesses da coletividade arcoverdense, funcionando em prédio próprio com as acomodações necessárias e construído especialmente para o fim a que se destina.
O Grupo Escolar Cardeal Arcoverde ainda se ressente de algumas necessidades para melhor comodidade de alunos e professoras. As escolas municipais se ressentem de tudo, salvo algumas exceções. A atual administração está procurando corrigir e sanar as necessidades das escolas municipais.»


11-10-1952 – Diário Oficial, bit.ly/1Hbx35X, 2ª col.
«Projeto n.305. Autoriza o Governo do Estado a abrir crédito especial de Cr$ 200.000,00 em favor do Ginásio N.S. Livramento de Arcoverde. [...] A primeira pedra do educandário para o sexo feminino foi lançada há cerca de um ano, quando das comemorações do primeiro centenário do nascimento do Cardeal Arcoverde. A obra está iniciada e urge que se lhe dê o apoio do Estado.[...] Não pedimos privilégios para a cidade de Arcoverde. O progresso excepcional da mesma, a densidade de sua população, sua posição chave de porta do sertão, seu clima, seu comércio e motivos outros justificam sobejamente a modesta contribuição do Estado, que pleiteamos para um tão nobre fim [...].»

1952 - Arcoverde. História político-administrativa, Sebastião Calado Bastos, Brasília, 1995, pág. 131.
«Em janeiro de 1952 havia sido inaugurado o Ginásio Cardeal Arcoverde, cuja pedra fundamental fora lançada em 1948. O bispo Dom Adelmo Cavalcanti Machado (1905-1983) pretendia inaugurá-lo em 11 de setembro de 1950, por duas razões: 11 de setembro porque esse clérigo sempre procurava realizar as cerimônias na data da emancipação política do município. E em 1950, por se tratar do ano em que se comemorava o centenário de nascimento do Cardeal Arcoverde. O terreno foi doado à Diocese por Emídio Guimarães.
Pe. Délson Cursino de Freitas, que estudara no Rio Grande do Sul e fora ordenado no dia 23 de dezembro de 1950, foi seu primeiro diretor. Esteve à frente desse educandário diocesano de 2 de fevereiro de 1952 a 28 de fevereiro de 1976.
Já o terreno para a construção do Ginásio Imaculada Conceição foi adquirido através de compra (com uma participação muito ativa, entre as partes interessadas) do sub-prefeito Murilo de Oliveira Lira. Também diocesano, esse educandário foi inaugurado (cujo orador foi Euclides Siqueira) em 1955, passando a funcionar em 1956, ano em que houve o primeiro exame de admissão.
Como o Imaculada Conceição não tinha estrutura suficiente para ser autônomo - o que só veio a ocorrer em 1961 - ficou como uma Seção ou Departamento Feminino do Ginásio Cardeal Arcoverde.
Essa situação causou inúmeros problemas ao Pe. Delson, como diretor, visto que apesar da sua não autonomia o Imaculada funcionava com independência.»

14-10-1952 - Diario de Pernambuco, goo.gl/j3Nsaj,   col.
«Auxílio a um ginásio de Arcoverde, É o seguinte o texto do projeto de lei, apresentado pelo deputado pe. Vanderlei Simões à Assembléia Legislativa do Estado, autorizando abrir um crédito especial de 200.000,00 cruzeiros em favor do Ginásio N.S. do Livramento de Arcoverde […]. Justificação. No próximo ano o município irá celebrar o primeiro quarto de século da sua emancipação política. É pensamento do Exmo. sr. bispo da Diocese de Pesqueira que a Paróquia de Arcoverde sob sua jurisdição, tome parte naquelas comemorações, mediante uma realização que seja um marco perene e benfazejo da data que se irá celebrar. Um educandário para meninas é o que se pretende, o que de melhor se poderia desejar para Arcoverde.
A primeira pedra do educandário para o sexo feminino foi lançada há cerca de um ano quando das comemorações de primeiro aniversário de nascimento do Cardeal Arcoverde. 
A obra está iniciada e urge que se lhe dê o apoio do Estado. Nada tão justo e razoável  porquanto a ajuda do Poder Público no caso em apreço, que representa apenas uma parte do dever do Estado, cuja obrigação total de iniciativa própria é criar e manter educandários com o objetivo do futuro Ginásio Nossa Senhora do Livramento de Arcoverde […].»

04-09-1953 Diario de Pernambuco, goo.gl/2TLMXh, 6ª col.
«Bodas de prata da emancipação do município. Programa a ser realizado - Solenidades. É o seguinte o programa organizado para as solenidades das bodas de prata do município de Arcoverde, no dia 11 deste mês:
Em frente à Prefeitura Municipal, às 0,5 horas, alvorada pela banda musical e Bandas Marciais do Tiro de Guerra 154, Escolas Reunidas do Município, Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, Centro Educativo Leonardo Couto, Ginásio Cardeal Arcoverde, acompanhada de uma salva de 21 tiros; 6,30 horas concentração de todos os estabelecimentos de ensino. Tiros de Guerra e agremiações esportivas; 7 horas, missa solene em ação de graças, celebrada por dom Adelmo Machado, bispo diocesano; 8 horas, hasteamento do pavilhão nacional, no edifício da municipalidade, pelo sr. Otacílio Morais, prefeito do município, ao som do hino nacional; 8,10 horas, saudação ao povo, pelo vereador Francisco Canindé de Morais; 8,30, distribuição de sanduíches e refrigerantes; 9 horas, revista à tropa; 9,30 horas início do desfile em continência às autoridades presentes; 11 horas inauguração do Ginásio Diocesano Imaculada Conceição, discursando em nome do município o jornalista Airon Rios; 12,30 horas, Banquete às autoridades e pessoas gradas, no salão do Esporte Clube de Arcoverde durante o qual será levantado um brinde de honra ao governador do Estado pelo sr. Murilo de Oliveira, sub-prefeito do município.
Segunda parte - às 13 horas sessão solene, sob a presidência do prefeito Otacílio Moraes, presentes o representante do governador, bispo diocesano, outras autoridades, delegações dos estabelecimentos de ensino, associações culturais e desportivas e o povo em geral; saudação por uma professora do município; distribuição dos prêmios conferidos aos vencedores das provas desportivas realizadas no dia 7; palestra sobre a data pelo padre Luis Wanderley Simões especialmente convidado, enaltecendo o significado da data e prestando uma homenagem ao governador Estácio Coimbra; franquia da palavra aos presentes.
Encerramento - 18 horas, arriamento do pavilhão nacional, em frente ao edifício da Prefeitura e às 21 horas, a municipalidade recepcionará a sociedade local, oferecendo-lhe um baile nos salões do Democrático Esporte Clube, no qual tocará a famosa Serra Talhada Jazz.»

10-9-1953Jornal Pequeno, goo.gl/V6eZ5e , 4ª col.
«Bodas de Prata de Arcoverde. [...] - 11,00 - Inauguração do Ginásio Diocesano Imaculada Conceição, discursando em nome do município, o jornalista Airon Rios. [...].»


«Ginásio Imaculada Conceição. Em 11-09-1953 iniciavam-se suas atividades e sua primeira diretora foi a Irmã Alzira Guimarães Pereira Bernardino. Oficialmente o Ginásio foi inaugurado em 1955.» Foto colorizada. Original no livro Ícones. Patrimônio Cultural de Arcoverde, Roberto Moraes, Recife, 2008, pág. 113. Inicialmente chamado Ginásio N.S. do Livramento, depois de N.S. da Conceição e, por fim, Ginásio Imaculada Conceição, também conhecido popularmente como “Ginásio das freiras”.

15-09-1953Diario de Pernambuco,  goo.gl/wpo8p8 , 7ª col.
«Telegramas.[...] De Arcoverde “Ciente grande interesse vossência difusão ensino zona sertaneja, tenho satisfação comunicar inauguração Ginásio Diocesano Imaculada Conceição confiado religiosa cidade Arcoverde. Cordiais saudações, Dom Adelmo - Bispo de Pesqueira.” »

20-09-1953 - Diario de Pernambuco, goo.gl/4Ec59V, 4ªcol.
«Dia do município. - Grandes festividades assinalaram as “bodas de prata” da emancipação política do município. O programa elaborado pela Prefeitura foi fielmente obedecido. Das solenidades destacaram-se desfile dos escolares, Tiro de Guerra 154, Agremiações desportivas etc. como também o banquete oferecido às autoridades e pessoas gradas no qual foi levantado um brinde de honra ao governador do Estado representado pelo sub-prefeito do município.
Às 15,20 horas no Cine-teatro Bandeirante realizou-se uma sessão solene, sob a presidência de d. Adelmo Machado, bispo de Pesqueira. Nessa ocasião falou o dep. Luiz Wanderley Simões.
À noite foi oferecido à sociedade local e convidados de outros municípios, um baile nos salões do “Democrático Sport Clube”. É digno de elogio o trabalho prestado pelos guardas de trânsito aqui destacados, que dirigiram o tráfego de maneira a tornar ainda mais brilhante o desfile realizado nesse dia.»


Foto colorizada dos primeiros alunos GCA - Ícones. Patrimônio Cultural de Arcoverde, Roberto Moraes, Recife, 2008, pág.111

«Uma das turmas de estudantes do Ginásio Cardeal Arcoverde com o seu diretor, Pe. Delson Cursino de Freitas, e o professor Cleto Cursino Padilha.
Identifica-se na foto: Edvaldo Simões, Giovane Oliveira, Milton Lira, Gilberto Neves, Ararão, doca Farias, Juventino Mariano, Evandro Branco, Paulo Guimarães, Martiniano Ferraz, Raimundo, Blesman Modesto, Edier Napoleão, Leonardo Guimarães,, Paulo, José Fernandes, Geraldo Bezerra, Raimundo, Reginaldo Almeida, Ademir, Meu, Romero Lima, Zezito Magalhães, Jorge Pires, Zózimo, Evilásio Padilha, Aurecir Valença, Silvio Vidal, Elísio Dourado, Zé Maria Fonseca, Dia, Lula Veinho, Catre, Agobar, Jamildo Pacheco, Geraldo Maciel, Roosevelt e Pedro Donato.»

06-11-1953 – Diário Oficial, bit.ly/1I8aRh4, 1ª col.
«Projeto 368 - Ementa [autor Pe. Luiz Wanderley] - Autoriza a concessão de um auxílio em favor do Ginásio Nossa Senhora da Conceição de Arcoverde. Art. 1º. Fica o Poder Executivo autorizado a abrir um crédito de Cr$ 100.000,00 em favor das obras do Ginásio Nossa Senhora da Conceição, de Arcoverde.»

09-03-1954 –Diário Oficial, bit.ly/1Ud5uT3, 1ª col.
«Lei 1833 - Autoriza a concessão de um auxílio ao Ginásio Nossa Senhora da Conceição, de Arcoverde.»
07-04-1954Diario de Pernambuco, goo.gl/qtQFHE , 5ª col.
«Nota de Arcoverde - Cleto Padilha. A última quinzena de março é início do ano letivo para  os nossos dois únicos estabelecimentos de instrução secundária. Desde alguns dias o ir e vir dos estudantes envergando orgulhosamente suas fardas oferece à cidade um colorido inteiramente novo. Arcoverde adquiriu um aspecto mais sério e no sorriso da sua gente se divisa todo o orgulho e encanto pelo acontecimento.
Na verdade, nenhum empreendimento terá tido tanta significação para os que vivem nesta comuna como a fundação desses educandários - Ginásio Cardeal Arcoverde e Ginásio Imaculada Conceição - que o dinamismo e o espírito de iniciativa de D. Adelmo Machado trouxe até aqui e que o culto pe. Délson de Freitas vem conduzindo com acerto.
Os dois Ginásios cumprem uma missão sublime através da educação das gerações mais novas, educação essa realizada não somente sob o aspecto meramente didático mas também  pela orientação moral e cristã que lhes permita trilhar o caminho certo nesses primeiros e naturalmente incertos passos da vida.

O futuro nos dirá do valor real deste empreendimento. Os primeiros frutos estão sendo colhidos. Existe já entre nós uma nova mentalidade dirigida e aprimorada no sentido do belo do bom e do justo. E isso sem dúvida descortina novos horizontes a Arcoverde de Amanhã.»

13-04-1954  - Diario de Pernambuco, goo.gl/AYg6AE, 2ª col. 
«Ginásios: Teve início no dia 15 de março p.p. o ano letivo nos ginásios Cardeal Arcoverde e Imaculada Conceição, desta cidade. O número de alunos matriculados em cada um dos estabelecimentos de ensino citados, ascende a uma centena.»

08-03-1957  Diario de Pernambuco, goo.gl/ypJwzC, 6ª col.
«Vida Escolar […]. Ginásio Cardeal Arcoverde (Arcoverde) – [Bolsistas] Sebastião José Freire - Maria da Conceição Barbosa - Maria Corália Marques de Barros e Edward Soriano de Sá.»

28-03-1960 – Diário Oficial, bit.ly/1JBiP4I, 1ª col.
«Decreto n. 502 - É criado o Ginásio Estadual Carlos Rios, com sede na cidade de Arcoverde, tendo por finalidade ministrar o ensino secundário gratuito.[...] O referido Ginásio funcionará, a título precário, no edifício do Grupo Escolar Cardeal Arcoverde.»

23-06-1960 - Diário Oficial, bit.ly/1IuF1Iu, 3ª col.
«- Estatutos do Ginásio Imaculada Conceição.»





2012 – 50 anos depois eles se encontram




Fachadas atuais. Fotos do Jornal de Arcoverde. Junho de 2018
Colégio Cardeal Arcoverde.


Colégio Imaculada Conceição.

Colaboração de Milton Oliveira Lyra, em 22-08-2018:


A foto de 1954 apresenta o conjunto das três séries do GCA, então em atividade: 1º. 2º. e 3º ano ginasial, cada turma com cerca de 30 alunos.

Na foto foram identificados:



1 - Frazão, membro da família Gaião, proprietária na época da farmácia de mesmo nome, na cidade alta. No livro Ícones, de R. Moraes, figura com a alcunha de “Ararão”.
2 - Edvaldo Simões
3 - Nilton Lima (“Touro Azul”)
4 - Giovane Oliveira, falecido.
5 -?
6 - José Antônio de Souza (“Zé Pipa”), falecido.
7 - Milton de Oliveira Lyra
8 – Jeferson, professor primário e Hotel no São Cristóvão.
9 – Jackson, filho de um coletor da época (estadual ou federal).
10 - Gilberto Neves, falecido.
11 – Benjamim, (da Serra das Varas ou da Caiçara.)
12 - João Mildes, do bairro da Boa Vista.
13 - Zezito Magalhães, filho de Mário Magalhães e Maria Magalhães.
14 - Edmundo Veloso, (filho de Ângelo Veloso, professor pioneiro de música do GCA.
15 - Adilson Falcão (Doca) - falecido *
16 - Aurecir Valença, da mercearia.
17 - Juventino Mariano.
18 - Evandro Branco
19 - Wilton (ou Uilton) Napoleão Arcoverde. (*)
20 - Paulo Guimarães.
21 - Deodício Alves (Deó) cunhado do padre Delson.
22 - Celestino Ramígio, falecido.
23 - José Martiniano Ferraz, falecido.
24 - José Raimundo (filho do “seu” Leite, dono de uma importante miudeza na cidade, irmão de “Bia” Leite. Foi locutor no serviço de difusão do Cine Rio Branco.
25 - Blesmam Modesto.
26 - Ede Napoleão.
27 – Enoe, sobrinho de Dona Lela e seu Américo, funcionário público (coletor)
28 - Aluísio Guimarães.
29 – William, filho do chefe da Estação Ferroviária na época.
30 - Geraldo Nunes Ferraz (“Diagonal”)
31 – Nena, cunhado de Martiniano Ferraz, que foi casado com Do Céu
32 - Geraldo Bezerra, falecido.
33 - José Eudes Lima, sobrinho de Milvernes Cruz Lima.
34 - Edson (de Buíque, ligado a Juventino Mariano, o 17º da foto.
35 - Raimundo Medeiros, filho do “seu” Altino, dono de loja, na cidade alta.
37 - Rivaldo de Almeida França.
38 - Aldemir Nonato, irmão de Pedro Nonato, o último, este sentado na fila inferior.
39 - Dão Bezerra, da rua Velha, irmão de Dudé, figura muito popular na época). (*)
40 - Peu (da av. Pinto de Campos, ligado à família de Edvaldo Simões (2º da foto).
41 – Carlos Ferraz, filho de Ercílio Ferraz e Dinorá, irmão de Socorro Ferraz.
42 - Romero Lima, irmão de Nilton Lima, o 3º da foto (Romero é falecido).
43 - Zezito Magalhães, filho de Mário Magalhães e primo do homônimo, o 13º da foto.
44 - Jorge Pires.
45 - Zózimo Neves.
46 - Evilásio Padilha.
47 - Cláudio Brito, filho do Sr. Luiz de Brito (prático em enfermagem, exímio aplicador de injeção, sem prejuízo de sua função em órgão público) e D. Maria José de Brito, distinta e conhecida professora da instrução primária. (*)
48 - Gilson Duarte, falecido. (*)
49 - Galêgo, irmão de Aurecir, 16 º da foto.
50 - Silvio Vidal.
51 -?
52 - Juan Bispo, filho de D. Madalena e “seu” Bispo, na época, funcionário da SANBRA.
53 - Reinaldo (ou Rinaldo), falecido. Foi professor de matemática, funcionário do Banco do Brasil. Quando estudante, atendia, com incrível presteza, na “Venda do seu Olímpio”, seu pai, na av. Antônio Japiassu, estabelecimento famoso pela desarrumação de objetos estranhos, raros e em desuso. Verdadeira catrevagem, daí o apelido dele - “Catré”.
54 - Mariceu Freitas Magalhães.
55 -  ?
56 - Jansen Magalhães, (irmão de Zezito (nº 13  da foto), filho de Mário Magalhães e Maria Magalhães.
57 - Humberto Miranda Pacheco, falecido.
58 -?
59 - Alísio Dourado Filho ( Alisinho) *
60 - José Maria Fonseca.
61 - Possivelmente Fernando, filho de sr. João da Sodeco, armazém na av. Antônio Japiassu. (*)
62 - Rivaldo Bezerra (“Diba”), falecido, irmão de Geraldo Bezerra, o 32º da foto.
63 - Expedito de Souza Leão. *
64 - João Fernando Salviano, irmão de Pedro Salviano Filho.
65 - Luiz Pacheco Freire (“Lula Veínho”).
66 -Paulo Rubens Feitosa *
67 -?
68 -?
69 -?
70 - Waldemir (ou Valdemir) Albuquerque, falecido, filho do “seu” Acácio e de D. Maria Ozita, notória professora, de alto gabarito. (*)
71 - Jamildo Ferraz Pacheco, falecido.
72 - Geraldo Maciel, filho de D. Lia e Sr. Milton Maciel.
73 – William, o filho do Sargento Irineu (TG-154).
74 -?
75 - Padre Delson Cursino de Freitas.
76 - Cleto Cavalcanti Padilha.
77 - Antônio Farias, já se destacava, desde o 1o ano do curso, pelo talento em matemática, sobrinho do dr. Nilson, professor de matemática do Ginásio Cardeal.
78 -?
79 -?
80 -?
81 - Pedro Moura Nonato, irmão de Aldemir Moura Nonato, o nº 38 da foto.

Falecidos:
Giovane
José Antônio de Souza
Gilberto Neves
Celestino Remígio
José Martiniano Ferraz
Geraldo Bezerra
Romero Lima
Gilson Duarte
Reinaldo (Catré)
Humberto Pacheco
Waldemir Albuquerque
Rivaldo Bezerra (Diba)
Jamildo Pacheco
Cleto Padilha (professor)


·         Notas
·         Na página 110, do livro ÍCONES, do saudoso Roberto Moraes, há um registro que diz, logo no início, “uma das turmas de estudantes…” em referência à extensa foto. Na fotografia, que, se não histórica, marcante, estavam reunidos quase todos alunos componentes das três séries do curso ginasial daquele estabelecimento de ensino, com três anos de funcionamento, aproximadamente. Lembro-me do momento e do empenho da Direção em arrebanhar o maior número de componentes possíveis.
·         Os alunos nominados, no registro de ICONES (uns pelo primeiro nome, outros pelo sobrenome e alguns pelo apelido), alcança o número de 42, o que é perfeitamente normal, dada a dificuldade do reconhecimento, pelo decurso do tempo.
·         Conta-se 79 estudantes, que aparecem na fotografia. Com o diretor, padre Delson, e o nosso inesquecível professor Cleto Padilha, 81 estão na foto.
·         Observações sobre do texto no livro:
·         Em lugar de Leonardo Guimarães, leia-se Aluísio Guimarães, que está na foto e é irmão de Paulo Guimarães, também na foto. Leonardo, irmão mais velho dos mesmos, fez todo o curso ginasial em Pesqueira, iniciado em 1951.
·         Outro nome, simplesmente Paulo, não consegui identificar na foto, assim como José Fernandes, Iranir, Agora e Roosevelt.
·         Aproveito para esclarecer, tendo em vista os nomes de dois Raimundos: O primeiro trata-se de José Raimundo Leite (o 24º da foto, cópia numerada) e o segundo Raimundo Medeiros (o 36º da mesma foto).
·         Ressalto, ainda, que o nome Reginaldo Almeida, é um equívoco compreensível. O certo é Rivaldo Almeida (37º da foto), pois o primeiro é irmão mais velho e não estudou no Cardeal.


·         Na turma do 3º  ano, minha turma na ocasião, detectei as ausências de:
·         Genildo (falecido), figura dinâmica e de muita iniciativa, mormente em eventos desse tipo (sessão de foto). Era funcionário do BB de Arcoverde e músico amador, na época do Ginásio. Tornou-se advogado e morreu assassinado no exercício da função.
·         Hélio Araújo, cuja família era proprietária do de Hotel no São Cristóvão. Formado em Economia, foi presidente da Casa do Estudante de Pernambuco em meados dos anos 60. Irmão de Damião Araújo, médico cardiologista.
·         Saturnino Vieira, de Buíque.
·         Jaime, de Tacaratu.
·         Walter Arraes, do alto sertão pernambucano.


Milton Oliveira Lyra
Recife-PE.
Em 22 agosto 2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito & Freire. Gente braba!

Bustos e estátuas em Arcoverde

Paróquia Nossa Senhora do Livramento de Arcoverde