Retratando Monteiro-PB (1935-1937)

JORNAL DE ARCOVERDE – Outubro/Dezembro de 2019 – pág.15

 Retratando Monteiro-PB (1935-1937)

Pedro Salviano Filho


Os irmãos Neves, Otaviano e Crispim, foram os fotógrafos que mais documentaram a nossa cidade no século passado. Eles nasceram no cariri paraibano, em São Sebastião do Umbuzeiro. Esta coluna já mostrou um pouco do seu trabalho em “Retratando Arcoverde” https://bit.ly/2X2p0dE.
Antes de se estabelecer em Arcoverde, o sr. Crispiniano Neves (mais conhecido como “seu" Crispim) morou em Monteiro-PB nos anos 1935 a 1937. Foi neste período que ele já demonstrava a aptidão para fotografar também as cidades. E é deste período esta coleção iconográfica, pouco conhecida, que resgatamos para os leitores (aqui colorizada). O sr. Crispim, também fotógrafo da minha família, era casado com a sra. Alzira. Viúva, ela vendeu o acervo que sobrou das placas fotográficas para o Sr. Carlos Carvalho, hoje estabelecido em Recife (carlosvideoefotos@gmail.com ).
Esta história da região contempla desta feita o vizinho município de Monteiro, na Paraíba, (históricos: bit.ly/2LCOMzY , bit.ly/2LDEMXz). Um agradecimento ao Sr. Paulo Viana, servidor público da Prefeitura de Monteiro e também radialista, que ajudou na identificação das fotos, bem como o Sr. Carlinhos, do Museu Histórico de Monteiro.
Domingo de Ramos – comunhão pela manhã, na Paróquia N.S. das Dores. No street view: bit.ly/357jObh . O Sr Carlinhos do Museu salienta que o Frei Damião realizou ai, em 1952, a sua primeira missão em Monteiro.
Procissão de Domingo de Ramos, pela manhã, em Monteiro. Rua Cel. João Santa Cruz.  bit.ly/2qBllr1 
Dia de feira. Predominância de uso de chapéus pelos homens. Sobre o veículo, o Sr. Augusto Geraldini, do Clube do Fordinho (www.clubedofordinho.com.br) informa: " Trata-se de um Ford Modelo A (Phaeton) com capota de lona que pode ser dos anos 1928 ou 1929, pois entre estes anos, existem pequenas diferenças, que, por motivo da foto mostrar somente a traseira do carro, ficam imperceptíveis." A feira era realizada na praça Epitácio Pessoa, hoje Praça João Pessoa. A travessa tem o nome de Darcílio Gomes Raphael. Atualmente a feira acontece na Rua Dr. João Minervino Dutra Almeida, ao lado do Mercado Público. bit.ly/3522yEg
Panorâmica da Rua Cel. João Santa Cruz. bit.ly/2s8XrUd .  Assim como várias tomadas desta coleção do Sr. Crispim, esta foto deve ter sido obtida da torre da Paróquia N.S. das Dores.
O coreto ficava situado na Praça João Pessoa bit.ly/2DYzrFT. Foi demolido.
Av. principal em frente à Praça João Pessoa. Neste casarão funcionou o Paço Municipal que foi construído em 1909 pelo prefeito Cel. Pedro da Silveira Leal. Também funcionou o aeroclube de Monteiro e o Banco do Estado Paraibano. Foi sede da justiça Federal e hoje funciona a marcação de exames da Secretaria de Saúde de Monteiro tinyurl.com/vewombg .
Foto correspondente à anterior. Nesta pode-se observar o terreno baldio onde era o antigo cemitério e  hoje é a Praça da Saudade Cel. Manoel Rafael. bit.ly/2tbwyzr

Rua Desembargador  Feitosa Ventura. bit.ly/2PBsikc . Neste prédio (primeira esquina a direita) funcionou a farmácia de seu Antônio Velho, a Farmácia Popular do Brasil. Lá hoje funciona a Secretária de Cultura do Município. Seguindo, vem a rua Nestor Bezerra ( bit.ly/2PexGuv ) por trás da Praça João Pessoa onde aparecem os casarões centenários de Oscar Neves. Nestor Bezerra e Farmácia São Francisco do Dr. Alcindo Bezerra de Menezes .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bustos e estátuas em Arcoverde

Brito & Freire. Gente braba!

3º Batalhão da Polícia Militar Martim Soares Moreno