Aeroporto Airon Rios de Arcoverde

 

JORNAL DE ARCOVERDE N. 318 – Dezembro de 2020

 

Aeroporto Airon Rios de Arcoverde

Pedro Salviano Filho

 

Em 1932, ainda com o topônimo Rio Branco, foi quando pela primeira vez um avião pousou no nosso município. Desde então um “campo de aviação”, inicialmente desenvolvido pelo IFOCS (depois DNOCS, https://bit.ly/3lQRvFk ) vem sofrendo alterações, cada vez mais demandadas pelas necessidades do desenvolvimento regional.

Vamos então, mais uma vez, voar e buscar no passado informações para um presente com mais futuro.

O Aeroporto de Arcoverde, também conhecido como Aeroporto Airon Rios, está localizado no bairro Santos Dumont https://bit.ly/37EX98r , às margens da BR 232 (Street view https://bit.ly/37CDJ48 ), a pouco mais de 3 km do centro da cidade e a 246 km da capital. Possui a pista asfaltada de 1300x28 metros de dimensão, a cabeceira 15/33, com operação do tipo VFR Diurno/Noturno e com elevação de 634m e de Resistência/PNC do tipo 6/F/B/Y/U. O aeroporto recebe aeronaves de pequeno porte https://bit.ly/3osCOdj . Atende praticamente a demanda privada da região do Sertão Pernambucano. Sua importância se deve ao comércio e ao turismo que são muito importantes na cidade e região.

Eu me lembro que na década de 50 do século passado havia voos comerciais em Arcoverde. Presenciei meu irmão João Fernando Salviano chegando de Recife pela Real SA Transportes Aéreos e, em 1958, embarcando para Petrolina. E meu colega de ginásio, José Carlos Fernandes, lembrou-se de dois acidentes naquele aeroporto, mostrados por jornais da época.

Vídeo amador, de 2017, do aeroporto https://bit.ly/3lILNp2.

Mais informações: https://bit.ly/37DqQqt

 

 


Do livro “Roteiro de Velhos e Grandes Sertanejos, II volume, Luís Wilson, 1978, pág. 585: «Na foto (tenho a impressão que de 1932), do primeiro avião que pousou em Rio Branco, o terceiro à direita, de branco, em primeiro plano) é o Dr. Francisco Saboya.»

 

1933 - Arcoverde. História político-administrativa, Brasília-DF. Sebastião Calado Bastos. Pág. 73.  «Entretanto, uma das exigências da IFOCS é que fosse construído um campo de aviação. Para tal foi adquirido, por compra, um terreno na zona suburbana, medindo setecentos metros de frente por trezentos de fundos e em seguida doado ao Governo Federal para a construção do campo de pouso.»

08-10-1941 - Diario Carioca, https://bit.ly/2VNDQEs , 1ª col.  «Para o grande progresso da aviação no Nordeste.  [...] Em entrevista concedida à imprensa, o engenheiro Francisco de Saboia discorreu acerca dos trabalhos que a inspetoria de obras contra as secas vem realizando no setor da aviação do nordeste. O engenheiro declarou que foram construídos 7 campos de pouso pela IFOCS em Pernambuco: os de Rio Branco, na proximidade daquela cidade [...].»

20-09-1944 - Correio da Manhã (RJ), bit.ly/1OThW7J, 3ª col.: «Revoada Pernambucana. O Aero Clube de Pernambuco vai promover grande revoada até o alto sertão. Os aparelhos partirão dia 21 [...]. Escalarão em Caruaru, Rio Branco, Arcoverde, Fazenda São Gonçalo e Serra Talhada [...].»

 

1948Arcoverde. História político-administrativa, Sebastião Calado Bastos. Brasília-DF, 1995. Pág. 123.  «Nessa administração [Severiano José Freire], mais precisamente em 1948, Arcoverde passou a contar com serviço aéreo, que ligava o município à capital, através da Rede Aérea Nordestina (R.A.N.), posteriormente encampada pela Real.»

 

16-04-1952Diário Oficial, bit.ly/1LVj0b9, 2ª col.: «Projetos N. 33 e N. 34: 33 - Abre crédito de Cr$ 50.000,00 destinado a conclusão das obras do campo de aviação de Arcoverde. Justificação: Existe na cidade de Arcoverde um campo de pouso de há muitos anos construído pela então IFOCS [Ver na planilha https://bit.ly/3giyvOn em 08-10-1941]. Cerca de 600 metros tinha a pista primitiva. O Estado, no ano de 1951, de acordo com o DNOCS, adquiriu um terreno contíguo para prolongamento da pista que deverá ter 1.200 metros de extensão.[...].»

 

20-09-1953 - Correio da Manhã,  bit.ly/1I8auTH , 5ª col. «[...] O cão paraquedista em Recife - "Piloto", o famoso cão paraquedista do Exército seguiu, juntamente com seu treinador, para Recife. Piloto saltará, no dia 27, na Exposição Canina organizada pelo Clube do Pastor e do Boxer do Recife e que será realizada na cidade de Arcoverde, em Pernambuco.»


Avião da Real, em voo comercial em Arcoverde, na década de 50. Foto do acervo de Crispiniano Neves, colorizada.


01-06-1954- Diário Oficial, https://bit.ly/33NKXRM , 1ª col.  «Conselho Aeroviário do Estado de Pernambuco. Real SA Transporte Aéreo - serviços de uma linha circular obedecendo a seguinte rota: Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolândia, Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Arcoverde, Caruaru, Recife, num total de 1398 km, em aviões Douglas C47 com frequência semanal de duas viagens, uma em cada sentido. [...]»

 30-04-1958Diário Oficial, bit.ly/1DWINsW, 3ª col.: «Fica doado ao Ministério da Aeronáutica o terreno pertencente ao Estado, onde se encontra localizado o atual campo de pouso da cidade de Arcoverde. Justificação: O Ministério da Aeronáutica pretende introduzir melhoramento no campo de pouso da cidade de Arcoverde, alguns de natureza inadiável, como seja o alargamento da pista e do pátio de manobras. Já houve até ameaça de interdição do citado campo em vista do mesmo não atender as exigências mínimas do referido Ministério da Aeronáutica. [...].» Mais: 03/05/1958, bit.ly/1LVm9ro, 2ª col. Mais: 04/05/1958, bit.ly/1JBhHxO, 3ª col. Mais 08/05/1958, bit.ly/1hbDl0v, 2ª col. Mais: 27/05/1958, bit.ly/1OFMnNK,  2ªcol.: «Lei 3074.»

 

21-01-1960 – Diario de Pernambuco. https://bit.ly/37V2lp9, 8ª col. « [...]Novas estações no Interior. O próximo município a ter sua moderna e padronizada estação de passageiros será de Arcoverde. Para isso, será também assinado convênio com a Prefeitura local, que se encarregará da sua construção imediata, fazendo entrega posterior à 2ª  Zona Aérea.»

 

07-08-1960Diario de Pernambucohttps://bit.ly/2JFQ3bY , 4ª col. «Desastre grave, em Arcoverde, com o avião de Adhemar. “Foi um desastre pavoroso, porque o Senhor Bom Jesus me protege” disse ontem à noite o sr. Ademar de Barros, referindo-se ao acidente ocorrido hora antes, com o avião em que viajava, juntamente com a sua comitiva. O desastre verificou-se cerca das 12 e 30, quando o Douglas DC-3, prefixo PP-DSC, de propriedade do prefeito de São Paulo, ao se preparar para aterragem em Arcoverde, foi surpreendido por fortes ventos descendentes. O aparelho foi forçado a perder altura, o que levou o piloto a fazer a aterragem imediata. Campo de pouso de Arcoverde apresenta, porém, algumas saliências no terreno, na cabeça da pista. E, por isso, o trem de aterragem chocou-se, logo, com essas saliências, e cedeu. O piloto realizou, assim, por força das circunstâncias, um pouso de barriga, no que foi bem sucedido. […].»

 

28-09-2002 – Jornal de Londrina. https://bit.ly/2L4T1ac 

«[…] Raul Henry, de 38 anos, escapou da morte na madrugada de ontem. O avião bimotor em que estava caiu logo depois da decolagem do aeroporto de Arcoverde, no sertão pernambucano, e explodiu. Ex-vice-prefeito do Recife e ex-secretário estadual de Educação e Cultura, o candidato teve um problema nos olhos e fraturou a clavícula. O piloto, o copiloto e mais três passageiros da equipe do candidato sofreram queimaduras. […] .» Mais: https://bit.ly/36VPHqq  . «Desastres  Aéreos: Antes da queda, o avião derrubou uma árvore e bateu  em seguida - de bico - no muro do Colégio Estadual Noé Ferraz caindo em uma casa em construção. O piloto Almir Bazante retirou das ferragens o ex-secretário e, logo depois, o avião explodiu.»

 

 Sítio Aeroportuário do Aeródromo de Arcoverde

Fotos do Jornal de Arcoverde, dezembro 2020

Construção de muro em blocos de concreto estrutural no Sítio Aeroportuário do Aeródromo  de Arcoverde. Secretaria de Infraestrutura e Recursos  Hídricos, do governo do estado de Pernambuco.

 








 

 

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