Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, hoje Escola Estadual Antônio Japiassu

 

JORNAL DE ARCOVERDE N. 316 – AGO. 2020

 

Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, 

hoje Escola Estadual Antônio Japiassu

 

Pedro Salviano Filho

 

Já residindo na praça Barão do Rio Branco, 129, comecei meu curso primário no Grupo Escolar Cardeal Arcoverde. A minha primeira professora chamava-se Gláucia Araújo Meira e a diretora parece-me que era a sra. Iraíldes Japiassu Simões. O Grupo teve sua construção iniciada em outubro de 1944 e finalizada em 1948. Um capuchinho, padre Godofredo Joosten, de fala atrapalhada (era holandês), gordo, às vezes visitava os alunos. Numa das palestras ele disse: “Quem é bom quando morre vai pro…. céu!” apontando o seu dedão gordo pra cima. “E quem é ruim quando morre vai pro… inferno!”, agora apontando pro chão. Coisas que ficam registradas na memória. Outro fato que me lembro foi ficar sem ter aulas por três dias (foi em 24 de agosto de 1954; eu tinha 6 anos. Sei porque todo mundo só falava que Getúlio Vargas tinha se matado)… Entre várias atividades, lembro de visitas às hortas cultivadas junto às cacimbas do  sr. Jé. Curiosamente, ali próximo do GECA, pro lado dessas cacimbas, é que o primeiro topônimo da povoação deve ter tido origem há mais de 2 séculos: Olho d’Água (https://bit.ly/3k7KnVI ).

Nesse GECA eu estudei até fazer a admissão pro ginásio homônimo na época (https://bit.ly/3fmxMdF ). Visitando esses locais, muitos anos depois, só posso confirmar que a memória infantil parece preservar as dimensões de então, configurando medidas diferentes e causadoras de espanto… …Como tudo parecia ser bem maior nos tempos de criança… Na compilação de informações disponibilizadas numa planilha sobre o histórico de Arcoverde (https://bit.ly/3giyvOn ) muitos foram os links que agora são somados permitindo uma melhor pesquisa histórica. Porém, fica evidente que foi na segunda metade do século passado que Arcoverde deslanchou no importante fator ensino. E o grupo escolar estadual, o meu GECA, que funcionou, embora precariamente durante o demorado período de construção (ver revelações curiosas nos jornais da época. Ex. bit.ly/2XlYsoG ), foi inaugurado em 1948. Atualmente ele se chama Escola Estadual Antônio Japiassu goo.gl/maps/E1aaL e a mudança ocorreu em dezembro de 1970 para, no ano seguinte, funcionar como a Escola.

Em 2018, para comemoração dos 70 anos do GECA,  alunos do 9º  ano, daquele estabelecimento realizaram o Trabalho de Conclusão Fundamental, focando no histórico, incluindo peça teatral sobre o tema, se embasando em dados coletados em https://bit.ly/30iEtZU  e outros. Vídeo sobre GECA https://bit.ly/3k0NAWR .

Todas as matérias apresentadas nesta coluna desde 2009 estão disponíveis no blog https://bit.ly/3dRcIMi   e agora também no facebook: https://bit.ly/2CkIPq8 .

 

 

«Em 1948, foi fundado o Grupo Estadual Cardeal Arcoverde. Desde 1971, passou a ser o Ginário Antônio Japiassu e teve como primeiro diretor o Dr. Nilson Magalhães de Oliveira. Houve um período que também funcionou, provisoriamente, como Ginásio Carlos Rios.» Legenda  do livro Ícones. Patrimônio Cultural de Arcoverde, Roberto Moraes, Recife, 2008, pág. 114. Foto datada de 12-12-1951, colorizada.

 

 

Escola Estadual Antônio Japiassu. O autor visita seu antigo GECA em 2011. Foto R.R.Salviano

 

Os jornais da época mostram:

 

28-10-1944Diário Oficial n.244 - pág. 1, https://bit.ly/3gm7NUN ,1ª col. «De Arcoverde: Apraz-me comunicar v. excia, iniciei construção grupo escolar Estado população satisfeita com mais uma realização governo nossa terra. Atenciosas saudações (a) Oliveira Pessoa, prefeito.»

 

28-10-1944Diário Oficial,  pág, 4, bit.ly/1MXYcyi ,   2ª col. «De Arcoverde: - Comunico vossência foi iniciada construção grupo escolar. Atenciosas saudações: (a) Oliveira Pessoa.»

12-01-1945Diário Oficial: bit.ly/1Hb99Ym , 2ª col. «Arcoverde. Grupo Escolar Cardeal Arcoverde. 9- Maria  Alice Dantas  do Rego  Barros - Sede. 10 - Ligia Correia Guimarães - Sede. 11 - Aurelina Ribeiro de Godoi - Sede - Promovida. 12 - Marieta Cesar Campelo – Sede - promovida.»

13-01-1945Diário Oficial,  https://bit.ly/2Xm0rt8 , 2ª col. «Arcoverde. 3ª entrância Grupo Escolar Cardeal Arcoverde;» 

21-01-1945Diário Oficial, https://bit.ly/33cFR25 1ª col. « N. 155 - O Interventor Federal Interino no Estado  atendendo  ao que  requereu a professora Maria Alice Dantas do Rego Barros, da cadeira n.9, 3ª entrância, padrão "F", localizada no Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, da sede do  Município de Arcoverde e tendo em vista o laudo da junta médica do Instituto  de Previdência dos Servidores do Estado, resolve aposentá-la, com a pensão a que tiver direito, nos termos da legislação em vigor, visto achar-se incapaz de continuar a servir.»

21-01-1945Diario Oficial, https://bit.ly/33cFR25 ,  1ª col. «N. 158 - O Interventor Federal Interino no Estado, resolve promover a professora Cassia Gomes da Silva, da cadeira n.76, 2ª entrância, padrão “E”, da sede do município da Lagoa dos Gatos, para a de n.9, 3ª entrância padrão “F”, localizada no Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, da sede do município de Arcoverde vaga em virtude da aposentadoria da professora Maria Alice Dantas do Rego Barros.»

 

29-01-1946Diário Oficial, https://bit.ly/3goRo1L ,1ª col.: «Grupo Escolar em Arcoverde - Chegados à cidade de Arcoverde, fizemos o exame de um edifício em construção, destinado a um grupo escolar. Para essa construção lá o Estado, pela verba extraordinária de "obras novas", havia adiantado à Prefeitura, a soma de Cr$ 200.000,00 (duzentos mil cruzeiros). Entendo que a parte até aqui realizada foi demasiado cara pela importância acima. O prefeito Severiano Freire com quem estivemos após o exame da obra, alega que além daquele dispêndio que nos pareceu exagerado, feito pelo seu antecessor, ele próprio empenhou mais Cr$ 40.000,00 (quarenta mil cruzeiros) dos cofres da Prefeitura. Pleiteia a restituição dessa soma, que em rigor não deveria ter sido empregada em tal obra, que é um próprio [prédio?] estadual. No caso da Secretaria do Interior, entender conveniente o pronto acabamento daquele prédio escolar, seria o caso de entregá-lo à Diretoria de Obras do Estado, em vez da Prefeitura. Para a conclusão pode-se estimar a despesa em cerca de 300 mil cruzeiros.»

 

20-03-1946Diario de  Pernambuco, https://bit.ly/2BMqzpg, 6ª col.  «nomeando a professora Erundina Bezerra Cavalcanti, para reger a cadeira n.11, terceira entrância, padrão “F”, localizada no Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, durante o impedimento da efetiva, Amália Rocha de Barros Correia, que se encontra licenciada;»

 

10-05-1946Diario de Pernambuco, https://bit.ly/33hFEL6,  6ª col.  «nomeando a professora Maria Terezinha de Carvalho Padilha para reger a cadeira n.13, terceira entrância, padrão ”F”, localizada no Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, da sede do município de Arcoverde, durante o impedimento da efetiva, Maria Expedita Padilha de Mendonça que se encontra licenciada;»

 

01-04-1947 - Diario de Pernambuco  https://bit.ly/2XlYsoG ,   col.  «Pelos Municípios. Arcoverde. Reparos… Arcoverde é uma cidade de seus doze mil habitantes, sem contarmos os seus bem habitados arredores. Não há quem negue que todos falam muito em alfabetização, educação do povo (não vamos fazer aqui demagogia comunista, que esta já está muito desmoralizada) e outras coisas no mesmo tom. Pois bem, uma cidade de tal forma habitada, com uma coletoria estadual que ultrapassa o milhão e duzentos milhares de cruzeiros, uma federal que deve andar pelos quatrocentos mil e uma prefeitura que deve ultrapassar o meio milhão, deve ser melhor olhada pelos que assumem as responsabilidades pela coisa pública. Há cerca de três anos que se “constrói" um grupo escolar que não termina nunca. Tem caveira de burro enterrada… E isto está prejudicando seriamente o ensino na pacatíssima Arcoverde. Não se ensina no grupo porque está se construindo o grupo… Móveis, não há. É impressionante se ver o que está acontecendo com os escolares arcoverdinos - um caixote, geralmente de sabão ou outro, possivelmente de querosene, são os móveis que a criançada carrega num leva e traz quotidiano, para as escolas estaduais. Que diferença do tempo do velho Sérgio Loreto! Naquele tempo que já vai tão longe, o governo mais caluniado de Pernambuco, atendendo a um apelo de um simples delegado de ensino, criava duas cadeiras para a vila de Rio Branco… e mobiliava as escolas! E com que orçamentos! [Em 1925 inaugurou-se o Grupo Escolar Sérgio Loreto Filho, estadual, que em 1930 passou a ser Quatro de Outubro e depois Monsenhor Fabrício  https://bit.ly/2P4CJwY ].

Hoje a situação mudou. Os orçamentos tornaram-se astronômicos e parece que afora os orçamentos tudo vai minguando, até um dia desaparecer.

Por que os responsáveis pela administração não levam a situação ao conhecimento das altas autoridades do Estado? Acanhamento? Má vontade?

Cremos que se trata da primeira hipótese.

Há muito que dizer da “capitalzinha sertaneja”. Apenas começamos. - Antônio Napoleão Arcoverde.»

 

10-06-1947 – Diario de Pernambuco, https://bit.ly/3fiUpzE , 6ª col. «designando a professora Lindalva Sales Tiné, da cadeira n,12, terceira entrância, padrão “C”, localizada no Grupo Escolar Cardeal Arcoverde da sede do município de Arcoverde, para exercer, em comissão, o cargo de diretora do referido Grupo, atualmente vago.»

 

16-10-1947 -  Diário Oficial, bit.ly/1KFVvBu, 2ª col.: «[...] falecimento da exma. sra. Carmela Dutra, esposa do exmo. sr. general Eurico Dutra, presidente da República [...]determinando o adiamento de quaisquer festividades programadas pelo governo, entre as quais se encontra a inauguração de dois grupos escolares nos municípios de Arcoverde [Grupo Escolar Cardeal Arcoverde] e São Caetano […].»

 

29-11-1947Diário Oficial, bit.ly/1VRJJtQ, 3ª col.: «Em 25-11-947: Of. s/n de Amaro Samico, referente à conclusão dos serviços de construção do Grupo Escolar de Arcoverde [Grupo Escolar Cardeal Arcoverde] - à DOP.»

 

1948Arcoverde. História político-administrativa. Sebastião Calado Bastos. Brasília, 1995. Pág.123. « [...] Também em 1948 o Estado inaugurou na cidade o Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, com 9 classes e 254 alunos.»

 

30-01-1948 - Diario de Pernambuco, https://bit.ly/3jZL3MH,  6ª col. [e  Diário da manhã, mesmo dia, https://bit.ly/39Q8raS ,4ª col.  «nomeando Angélica Pacheco de Albuquerque, para exercer o cargo de zeladora, padrão “A”, do Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, do município de Arcoverde, ficando dispensada das mesmas funções, Joaquina Fernandes de Oliveira;»

18-07-1948 - Diário Oficial, https://bit.ly/3jXEMRA , 3ª col. «Concurso para agente  municipal de Estatística. A Inspetoria Regional de Estatística está comunicando aos candidatos inscritos no Concurso de Agente de Estatística que as provas serão  realizadas no dia 25 do corrente (Domingo) nos seguintes locais: [...] e em Arcoverde , no Grupo Escolar Estadual [...].»

09-04-1949Diário Oficial, bit.ly/1Iuwc16, 2ª col.: «N.1249 - [...] resolve nomear a professora Gláucia Araújo Meira, para reger a cadeira n.37, de Pré-Orientação Profissional padrão C, localizada no Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, do município de Arcoverde, durante o impedimento da efetiva, Safira Campelo Brito, que se encontra licenciada, contando-se o seu exercício a partir do dia 14 de março último.»

 

09-10-1949 – Diario de Pernambuco, https://bit.ly/2PfcgwF , 6ª  col. «designando a professora Maria do Rosário Cavalcanti Padilha, da cadeira n.12, 3ª entrância, padrão “C”, localizada no Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, da sede do município de Arcoverde, para exercer, em comissão, o cargo de diretora do referido Grupo Escolar, ficando dispensada a professora Maria de Lourdes Cavalcanti Batista.»

 

26-10-1949Diario de Pernambuco, https://bit.ly/2D9G23v , 6ª col.  «aposentando Belisário de Souza Roque, zelador, padrão “A”, do Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, da sede do município de Arcoverde, no mesmo cargo, de acordo com o parecer do Consultor Jurídico do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado;»

 

30-10-1949Diario de Pernambuco, https://bit.ly/3hZfX5X, 6ª col. «nomeando Delmira de Assis Brito para exercer o cargo de zeladora, padrão “A”, do Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, da sede do município de Arcoverde, presentemente vago.»

 

 

Fotos do GECA mostradas pelo jornal Diario de Pernambuco, em anos diferentes:

 

02-08-1949   https://bit.ly/3k45o3x

27-04-1950   https://bit.ly/3jZiG0Z

30-08-1950   https://bit.ly/33gwCxD

10-03-1951  https://bit.ly/3k5e0GT

 

 

27-10-1951Diario de Pernambuco, https://bit.ly/2XiarU6 , 6ª col. «nomeando a professora Maria de Lourdes de Brito Lima, para a regência efetiva das cadeira n.38, de pre-orientação profissional, localizada no Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, da sede do município de Arcoverde.»

 

25-01-1952 Diario de Pernambuco, https://bit.ly/3k3gtSr , «transferindo, a pedido, a professora Umbelinda Moura Cursino, da cadeira n.16, 3ª  entrância, localizada no Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, da sede do município de Arcoverde, para a cadeira n.62, 2ª entrância de igual padrão, localizada nas Escolas Reunidas Duque de Caxias, da sede do município de Buíque, fazendo-se no seu título a necessária apostila; promovendo a professora Irene Cavalcanti de Albuquerque da cadeira n.62, 2ª  entrância, localizada nas Escolas Reunidas Duque de Caxias, da sede do município de Buíque, para a cadeira n.61, 3ª  entrância, de igual padrão, localizada no Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, vaga com a transferência a pedido, da professora Umbelinda Moura Cursino, para outra localidade;»

 

14-09-1952 – Diario de Pernambucogoo.gl/G4Ht3L5ª col. «Instrução de Arcoverde. [Por A. Napoleão] A instrução de Arcoverde está sendo administrada por um Ginásio, um grupo escolar estadual com 11 cadeiras, 3 cadeiras estaduais isoladas e 2 escolas típicas rurais também estaduais. O município mantém 35 escolas isoladas, sendo 18 na sede e 17 na zona rural e mais 10 escolas supletivas noturnas, sendo 4 na sede e 6 na zona rural. A iniciativa particular conta com o “Centro Educativo Leonardo Couto”, sob a orientação da professora Laura Rabelo com avultado número de alunos, ministrando além do curso primário mais uma escola oficializada de datilografia e rudimentos de escrituração mercantil. Segue-se lhe em importância o “Externato Batista” sob a orientação da professora Juvita Menezes, que ministra o curso primário a seus alunos. Existem ainda várias escolas primárias quer na sede, quer na zona rural. Em 1951 a média de frequência das escolas públicas foi de 26 alunos por cadeira no Grupo Escolar; 27 alunos por cadeira nas escolas isoladas do Estado e nas escolas municipais de 25 alunos por cadeira.  O Ginásio Cardeal Arcoverde foi fundado no começo deste ano contando, incompreensivelmente, com reduzido número de alunos. Está sob a orientação do pe. Délson Freitas, verdadeiro apóstolo que está dando tudo de si para que o Ginásio passe a ser um educandário à altura dos interesses da coletividade arcoverdense, funcionando em prédio próprio com as acomodações necessárias e construído especialmente para o fim a que se destina. O Grupo Escolar Cardeal Arcoverde ainda se ressente de algumas necessidades para melhor comodidade de alunos e professoras. As escolas municipais se ressentem de tudo, salvo algumas exceções. A atual administração está procurando corrigir e sanar as necessidades das escolas municipais.»

25-11-1952Diario de Pernambuco,  https://bit.ly/317teTl , 6ª col. “promovendo a professora Ivalda Japiassu Simões, da cadeira n.60, 2ª entrância, padrão “E”, do Buíque, localizada até ulterior deliberação, no Grupo Escolar Cardeal Arcoverde da rede do município de Arcoverde, para a cadeira n. 31, 3ª  entrância, localizada nas Escolas Reunidas São Miguel, em Coqueiral, do município de Jaboatão, vaga com a promoção da professora Adalgisa de Oliveira Muniz Pereira;»

 

20–03-1953Diário Oficial, https://bit.ly/2EHQ24i , 4ª  col. «Portaria N.467 - O Secretário de Educação e Cultura, no uso de suas atribuições, resolve designar a professora Zita Maria Rodrigues Esteves para reger interinamente a cadeira n.38, de pré-orientação profissional padrão “E” localizada no G. Escolar Cardeal Arcoverde, da sede do município de Arcoverde, durante o impedimento da professora efetiva Maria de L. Brito Lins que se encontra licenciada, contando-se-lhe o exercício do dia 20 do corrente.»

 

26-08-1953Diário Oficial,  https://bit.ly/30rzrdx , 1ª  col.  «Portaria n, 1436 - O Secretário de Educação e Cultura, no uso de suas atribuições, resolve designar a professora Giselda Moura de Morais Veras, da cadeira n.1, 1ª  entrância - padrão “E”, localizada até ulterior deliberação, no Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, da sede do município de Arcoverde, para exercer, interinamente, o cargo de Diretora - padrão “H”, do referido Grupo, durante o impedimento da efetiva, Maria do Rosário Cavalcanti Padilha, que se encontra licenciada, contando-se-lhe o exercício do dia 3 do corrente.»

 

01-10-1953Diário Oficial, https://bit.ly/2DBUukQ ,1ª  col. «Portaria n.1774 - Resolve localizar, até ulterior deliberação, no Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, da sede do município de Arcoverde, a cadeira n.139, 2ª  entrância - padrão “E”, de Tupanatinga do município de Buíque, acompanhada da respectiva professora Gláucia de Araújo Meira, fazendo-se no seu título a necessária apostila.»

 

21-09-1956 - Diário Oficial, https://bit.ly/2PAJAhK , 1ª col.:  «Portaria n.2599 - Resolve designar a professora Maria do Rosário Cavalcanti Padilha, diretora-padrão "H" do Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, do município de Arcoverde, para reger, cumulativamente, a cadeira n.37, de Pré-Orientação Profissional - padrão " E", localizada no referido Grupo, durante o impedimento da professora efetiva Safira Campelo Brito, que se encontra licenciada, contando-se-lhe o exercício do dia 30 de agosto p. passado.»

 

24-11-1957Diário Oficial, bit.ly/1KEPSGr, 2ª col.: «Resolve designar Inalda Japiassu Simões, professora da cadeira n.677, do Grupo Escolar Cardeal Arcoverde para responder pelo expediente do referido grupo, durante o impedimento da dirigente efetiva, Iraides Japiassu Simões […].»

 

14-12-1970 - Diário Oficial, bit.ly/1DghP4w, 1ª col.: «Decreto N.2215 de 14 de dezembro de 1970. Cria o Ginásio Estadual Antônio Japiassu e dá outras providências. Fica criado o Ginásio Estadual Antônio Japiassu com a finalidade de ministrar o Ensino Médio de 1º Ciclo secundário. [...] será instalado, provisoriamente no prédio do Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, situado na cidade e Arcoverde. O Ginásio Estadual Antônio Japiassu funcionará em horário noturno e no ano letivo de 1971 somente com as 1ª e 2ª séries. […]»

 

10-03-1971 - Diário Oficial, https://bit.ly/3a7OIUf , 1ª col.:  «O Governador do Estado, no uso de suas atribuições, tendo em vista proposta do Secretário de Educação e Cultura, resolve designar Nilson Magalhães de Oliveira - professor universitário contratado sob regime da CLT, para responder pela direção do Ginásio Estadual Antônio Japiassu, do município de Arcoverde, ficando sem efeito o Ato n. 277, de 28.01.1971 [ https://bit.ly/3a7Lz6F ].»

16-08-1974 - Diário Oficial, https://bit.ly/3ilQsvI , 3º col.: « Portaria n. 1416 - O Secretário de Educação e Cultura, no uso de suas atribuições tendo em vista o Ato 26 do Estatuto do Magistério, resolve conferir Inalda Simões Siqueira dirigente da Unidade Escolar símbolo CC-7 matrícula n. 51.110, designando para a vice-diretora da Escola Antônio Japiassu, ensino de 1º  grau, a gratificação de representação no valor de 20% sobre o NU.6 além da gratificação especial de trabalho 100% em valor do cargo.»

30 07-1975 - Diário Oficial,  https://bit.ly/2DMn6aO .: «N. 2076 - O governador do Estado, no uso de suas atribuições, tendo em vista indicação do secretário de Educação e Cultura, resolve designar o professor classe V. Categoria “A”, NU-6 Jesualda Lima Ferreira Simões, matrícula n. 58.849, para a função de Diretor da Escola Antônio Japiassu, ensino de 1o grau do município Arcoverde, ficando dispensado, a pedido, Nilson Magalhães de Oliveira, matrícula n. 70.193.»

25-12-1975 - Diário Oficial - https://bit.ly/2DwQG4y .: «Port.3355 - O secretário de Educação e Cultura, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto no art.24 do Estatuto do Magistério, resolve atribuir ao Professor Jesualda Lima Ferreira, matrícula n 58849, designado para a direção da Escola Antônio Japiassu, do município de Arcoverde, gratificação de representação no valor de 70% sobre o NL-6, além do regime especial de trabalho de remuneração equivalente a 200 aula mensais calculadas na base do respectivo salário-aula, a partir de 8.8.1975.»

08-03-1977 - Diário Oficial - https://bit.ly/2DAu82G .: «N.800 - O governador do Estado, no uso de suas atribuições, tendo em vista proposta do Secretário de Educação e Cultura, resolve designar para a função de Diretor da Escola Antônio Japiassu - Ensino de 1º Grau, no município de Arcoverde, a professora Maria Vitória Lima dos Santos, matrícula n. 58.864, ficando dispensada, a pedido, a professora Jesualda Lima Ferreira Simões, matrícula n. 58.849.»

21-03-1977 - Diário Oficial - https://bit.ly/3fIMQlQ , «Portaria SEE-n.0837 de 21bdeb01 de 1977. A Secretaria de Educação e Esportes, no uso de suas atribuições, tendo em vista a classificação da Unidade Escolar, conforme Portaria n.4755 de 17.08.92, resolve atribuir a Neemias Veras da Rocha, professor HAB-3, Fe-IX matrícula n. 74.897-8, designado para a função de Diretor da Escola Antônio Japiassu, no município Arcoverde, a gratificação de representação, referente a Escola tipo 06, no valor de 90%, sobre a faixa salarial IX, permanecendo com200 aulas mensais, a partir de 14,03.97.»

13-02-1987 - Diário Oficial -  https://bit.ly/2DI5YDe , «Ato N.344 - O governador do Estado, no uso de suas atribuições, tendo em vista proposta do Secretário de Educação, resolve designar Aracéle Wanderley Arcoverde, matrícula n.38.729-6, para a função de Direção da Escola Antônio Japiassu, do município de Arcoverde. 

Ato n. 345 - O governador do Estado, no uso de suas atribuições, tendo em vista proposta do secretário de educação, resolve designar Maria do Socorro Lins de Albuquerque, matrícula n.67.945, para a função de Diretora das Escolas Reunidas Euclides da Cunha, ficando dispensada da Direção da Escola Antônio Japiassu, ambas do município de Arcoverde.»

06-04-2001 - Diário Oficial  - https://bit.ly/2XJ6msq ,«N.1015 - Dispensar, a pedido Iraniel Marques da Silva, matrícula n.084.520-5, da função de Diretor da Escola Antônio Japiassu, município de Arcoverde, DRE do Sertão do Moxotó-Ipanema - Arcoverde, da Secretaria de Educação, com efeito retroativo a 19 de janeiro de 2001.»

06-04-2001 - Diário Oficial -  https://bit.ly/31x7wrV , «N. 1065 - Designar, pro-tempore, Alfa Josele Almeida de Araújo, matrícula n. 165,062-9, para a função de Diretora da Escola Antônio Japiassu, município de Arcoverde, DRE do Sertão do Moxotó-Ipanema, Arcoverde, da Secretaria de Educação, com efeito retroativo a 19 de janeiro de 2001.»

21-04-2001 - Diário Oficial -   https://bit.ly/3gFFYqK , «Portaria SE-n.2.444  de 20 de 04 de 2002. O Secretário de Educação, no uso de suas atribuições, tendo em vista a classificação da Unidade Escolar, conforme Portaria n.4844 de 19.08.92, resolve atribuir a Alfa Josele Almeida de Araújo, professor I, Classe III, FS”b”, matrícula n. 165.062-9, designada para a função de Diretor da Escola Antônio Japiassu, no município de Arcoverde, a gratificação de representação, referente a Escola Tipo 06, no valor de 90% da taxa salarial IX, permanecendo com remuneração equivalente a 200 aulas mensais, a partir de 19.01.2001.»

17-08-2001 - Diário Oficial -    https://bit.ly/2XFKwpL , «N.1015 Dispensar a pedido, Iraniel Marques da Silva, matrícula n. 084.520-5, da função de Diretor da Escola Antônio Japiassu, município de Arcoverde, DRE do Sertão do Moxotó-Ipanema- Arcoverde, da Secretaria de Educação, com efeito retroativo a 06 de abril de 2001.»

15-01-2002 - Diário Oficial -    https://bit.ly/31vQNoX ,«Portaria SE n.407 de 12 de 01 de 2002. O Secretário de Educação, no uso de suas atribuições, tendo em vista a classificação da Unidade Escolar, conforme Portaria n.4755-92, resolve atribuir a Maria José Machado Mota, professor II. Classe I, FS-C, matrícula n. 157.154.194-0, designada para a função de Diretor da Escola Antônio Japiassu, município de Arcoverde, a gratificação de representação referente a Escola tipo 06,  no valor de 90% sobre a faixa salarial IX, permanecendo com remuneração equivalente a 200 aulas mensais, a partir de 02.01.02.»

10-01-2013 - Diário Oficial -    https://bit.ly/2F7mv4x , «Portaria SEbn.232 de 09 de 01 de 2013[…] Ivonete Ramos de Lira, professor LPE Classe I FSA, matrícula n.255.226-4 para a função de Diretor da Escola Antônio Japiassu no município de Arcoverde […].»

 

 Frente da Escola Antônio Japiassu. Foto Jornal de Arcoverde, agosto de 2020.

 

Contorno e Parque Linear inaugurados em 19-06-2019, próximos à Escola Antônio Japiassu. Mais informações: bit.ly/31tQY4i  e bit.ly/2XvwMxp  . Foto Jornal de Arcoverde, agosto de 2020.

 

 

Do livro Muirá-Ubi – Tradução, trajetória e talentos. Roberto Moraes, pág 35

«Departamento Regional de Educação
Em 1965, foi criado o Núcleo de Supervisão Pedagógico para coordenar o ensino primário das escolas estaduais da região, sendo substituído em 1977 pelo Departamento Regional de Educação, DERE, que coordena o sistema educacional em todos os graus das escolas estaduais, municipais e particulares em Arcoverde, Alagoinha, Betânia, Buíque, Custódia, Itaíba, Ibimirim, Inajá, Menari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa.
Foram os Diretores do DERE:
1965/66 - Maria do Rosário Cavalcanti Padilha.
1966/76 - Antônia Paiva de Oliveira.
1976/86 - Antônio Inocêncio de Lima.
1987 - Nelly Mariano dos Santos.
1987/89 - José Rabelo de Vasconcelos.
1989/92 - Marlene Franklin Cordeiro.
1992/94 - Joseira Ramos Malta Patu.
1995/97 - Geraldo Magela Silva.
1997/99 - Ana Maria Siqueira Cavalcanti.
1999/2003 - Marlene Cavalcanti Sobral.
2003/2009 - Maria Irani Bezerra Sampaio.»

Dados de atualização dos gestores da Gerência Regional de Ensino Sertão do Moxotó/Ipanema - GRE informados pela  gentileza  da Sra. Josefa Mércia, funcionária da Escola A. Japiassu):

2009/2017 - Elma dos Santo Rodrigues.
2017/2019 - Reginaldo Rodrigues de Amorim.
2019/… - Marcelino Gomes de Araújo.

Escola Estadual
Grupo Escolar Cardeal Arcoverde - Diretores:

1947: Lindalva Sales Tiné

1949: Maria do Rosário Cavalcanti Padilha
? - Iraides Japiassu Simões

21-09-1956: Maria do Rosário Cavalcanti Padilha

...
Escola Estadual Antônio Japiassu – Diretores

09-03-1971 - Nilson Magalhães de Oliveira. Ato 801 em: https://bit.ly/2C5t1aK

30-07-1975 - Jesualda Lima Ferreira. N. 2076: https://bit.ly/2Xz9Ptv 

08-03-1977Maria Vitória Lima dos Santos. N.800: https://bit.ly/2Xw6vz0

21-03-1977 - Neemias Veras da Rocha. P.0837: https://bit.ly/33rDuIN

13-02-1987- Aracéle Wanderley Arcoverde. Ato n. 344: https://bit.ly/2Psurz4

06-04-2001 - Alfa Josele Almeida de Araújo. N 1065: https://bit.ly/3idht4I

17-08-2001 - Iraniel Marques da Silva. N. 1015: https://bit.ly/31kBNKs

15-01-2002 - Maria José Machado Mota. P.407: https://bit.ly/31iu3IW

09-01-2013 - Ivonete Ramos de Lira. P. SEbn.232: https://bit.ly/33yOVyb

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bustos e estátuas em Arcoverde

Brito & Freire. Gente braba!

3º Batalhão da Polícia Militar Martim Soares Moreno