Associação Comercial de Arcoverde

 


 


Jornal de Arcoverde N. 317 – Out/2020

 

Associação Comercial de Arcoverde

Pedro Salviano Filho

 

Fundada em 28 de setembro de 1948, a Associação Comercial de Arcoverde inicialmente funcionou no Grupo Monsenhor Fabrício para, depois, ocupar espaço no próprio prédio da Prefeitura (segunda localização bit.ly/3iGDMjX ) e, posteriormente, no local atual, onde antes era o açougue municipal ( bit.ly/2Rq8y4g ), ao lado do antigo fórum.  Lá, atualmente, está a Câmara Municipal. Nas épocas de censo, a ACA dividiu espaço com o IBGE. Promovendo a tradicional Festa do Comércio, a cada final de ano, a Associação desenvolve outras ações em prol do comércio e indústria: www.acaonline.com.br. Em 2018 apresentou uma revista comemorativa (60 anos?): bit.ly/2ZuEUPJ

Mais uma vez, vamos ter um olhar no passado para enxergar o futuro, num passeio pelos livros e jornais da época, com dados esclarecedores.

 

O sr. Fernando Carvalho (recentemente aposentado do IBGE de Arcoverde) gentilmente nos informa:

«Onde hoje funciona a Câmara de Vereadores de Arcoverde funcionou o Fórum. O Fórum foi funcionar ao lado da Prefeitura atual. O IBGE funcionou de 1965 até 1997 ao lado do Fórum em épocas de Censo, pois o IBGE precisava de espaço, então era cedida a parte de cima, o primeiro andar, da ACA. De 1997 até 2005 o IBGE funcionava dentro das dependências do DNOCS, por ser um órgão Federal. Hoje o IBGE funciona numa sede própria, do governo federal, à rua João Pacheco Freire Filho, 140, no bairro Por do Sol. Já um novo prédio do Fórum foi inaugurado, em setembro de 2016, em Arcoverde.»

O sr. Antônio Francisco Moreno também ajuda a esclarecer: «A biblioteca Pública Municipal de Arcoverde funcionava no térreo da Associação Comercial de Arcoverde e dona Hosana era a responsável. Na década de 60 mudou-se para o largo 13 de maio. Nessa época a Câmara de Vereadores passou a funcionar ao lado da ACA, tendo saído do prédio da segunda prefeitura.»

Hoje a Biblioteca Comunitária Ecofuturo – Marina Magalhães está localizada na av. Dom Pedro II, S/N.

 

 

O Município de Arcoverde, Teófanes Chaves Ribeiro, 1951, pág.35. https://bit.ly/2BqO6vy  «A Prefeitura Municipal mantém uma ótima Biblioteca Pública em seu edifício, onde se encontram importantes obras e um vasto documentário sobre diversos assuntos. […] Associação Comercial, fundada em 28 de novembro de 1949. Tem como presidente o Sr. Manoel Fontes Maia e funciona à avenida João Pessoa, 252.»

Arcoverde. História Político-Administrativa. Brasília – 1995 – Sebastião Calado Bastos, pág. 141. “Com relação ao município, eis um dado para registro. A Escola Monsenhor Fabrício - apesar de muitas informações em contrário - pertencia à prefeitura. Quando o Tenente Olímpio, como prefeito, resolveu construir o prédio da prefeitura ao lado da igreja de Nossa senhora do Livramento, propôs a troca da escola pelo espaço contíguo da igreja. De início houve muita resistência por parte dos Vicentinos. Porém, após alguns entendimentos, aconteceu a permuta. Essa permuta, por delegação do Vaticano, foi assinada pelo Pe. Luiz Wanderley Simões, representando a Igreja. Tal documento foi entregue ao Pe. Luiz como souvenir, pouco tempo antes da morte desse clérigo, por Murilo Lira.”

 

Município de Arcoverde (Rio Branco). Cronologia e outras notas. Luiz Wilson, 1982. pág. 192. “1961 […]. Naquele mesmo dia 17 de janeiro, na sede de nossa Associação Comercial, em reunião extraordinária, [foi] eleita a 1ª diretoria da Companhia Telefônica de Arcoverde […]”

 

Muirá Ubi - Tradução, trajetória e talentos. Roberto Moraes, pág. 72 - «Data de 28-11-1949 a inauguração da Associação Comercial de Arcoverde, tendo sido reorganizada em 31-10-1958, sendo seu presidente Antônio Napoleão Arcoverde e o secretário Francisco Canindé de Moraes. Atualmente [2003] o presidente é Wellington José Pereira Araújo. »

 

14-03-1950 - Diario de Pernambuco, https://bit.ly/32qy3sM , 7ª col. «Associação comercial - A Associação Comercial de Arcoverde, fundada em 28 de setembro de 1948, instalou em data do corrente a sua sede social no edifício denominado Colégio Monsenhor Fabrício, dando caráter intimo à reunião que efetuou.

A Associação conta atualmente 73 associados, estando a sua diretoria empenhada em aumentar esse número. Na sessão realizada, além dos assuntos de rotina, foram lidos ofícios de associações comerciais de quase todas as capitais do Brasil; telegrama do senador Apolônio Sales, a respeito do Ginásio Cardeal Arcoverde em construção; comunicação da Associação Comercial de Pernambuco sobre a eleição da sua nova diretoria etc.

É a seguinte a diretoria da Associação Comercial de Arcoverde: presidente José de Oliveira Calado; vice-dito Áureo Howard Bradley; 1º secretário, Rafael Barbosa; 2º. dito, Pedro Nogueira; tesoureiro Manuel Fontes Maia; vice-dito Florismundo Oliveira. Diretores: Emídio Soares Guimarães, Cícero Franklin Cordeiro e José Rodrigues da Silva. Conselho fiscal: José Caetano de Melo, Jonas Morais e Luiz de França Monteiro Sobrinho.»

20-04-1950 - Diario de Pernambuco, https://bit.ly/3hMPqIB  6ª col. «[…] Em seguida, marchou, a pé acompanhado da massa e das Escolas e do Grupo Escolar Cardeal Arcoverde, até a residência oficial do chefe do 3º Distrito do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, onde hospedou-se. Logo após, na sede da Associação Comercial de Arcoverde, foi-lhe oferecido um almoço que o locutor do serviço de Alto Falantes Bandeirante teimou em chamar de “banquete”. Ai, falou o jovem industrial Jolmar Raposo e o secretário da Viação, sr. Gercino de Pontes. Findo o almoço, dirigiram-se todos para o local onde se acha localizado o reservatório para o futuro abastecimento d’água e ali o chefe do governo fez o lançamento do primeiro tubo da canalização, regressando, em seguida, à capital do Estado. Os arcoverdenses bem impressionados, estão agora aguardando o serviço por que tanto anseiam.»

15-11-1958 - Diario de Pernambuco, https://bit.ly/2Zx1VBP ,col. «Associação Comercial de Arcoverde. Revestiu-se de grande entusiasmo as solenidades da posse da nova Diretoria da Associação Comercial de Arcoverde, tendo comparecido às festividades todos os elementos do comércio e da indústria local, assim como autoridades civis e militares. Estiveram presentes todos os Órgãos de Classe da capital tais como: Associação Comercial de Pernambuco, Federação das Indústrias, Centro das Indústrias, Associação dos Representantes Comerciais de Pernambuco, Sindicato dos Representantes Comerciais de Pernambuco, Associação dos Transportes Rodoviários de Pernambuco, Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios, Sindicato dos Locatários dos Mercados Públicos, Confederação do Comércio Atacadista do Recife, representados pelos srs. João Farias Ramos, José Joaquim de Hollanda Cavalcanti, Douglas Barry Clark, Luiz Galvão, José Rufino de Oliveira, Carlos Cunha, Sebastião Lopes, Antônio Dutra, Fernando Ribeiro.

Assumiu a presidência dos trabalhos o sr. João Farias Ramos; usaram da palavra os srs. Douglas Barry Clark, José Joaquim de Hollanda Cavalcanti, Antônio Napoleão Arcoverde, o promotor sr. Alcides Cursino.

A Diretoria empossada está assim constituída:

Presidente - Antônio Napoleão Arcoverde

Vice-dito - José Rodrigues da Silva

  Secretário - Francisco Canindé de Morais

  Secretário - James Pacheco de Albuquerque

Tesoureiro - Stélio Ferraz Freire

Vice-dito - José de Oliveira Calado.

Diretores

Antônio Honorato dos Santos

Alcides Cursino

Elizeu Marques Magalhães

João Cavalcanti Padilha

José Henrique Filho

Áureo Howard Bradley.»

 


Antônio Napoleão Arcoverde

 18-07-1959Diário Oficial, bit.ly/1MCACKA, 2ª col.: «Estatutos da Associação Comercial de Arcoverde.

Estatutos da Associação Comercial de Arcoverde. Cartório do Registro de Títulos e Documentos. Altamiro de Araújo Lima. Oficial. Arcoverde - Pernambuco. Livro n. 1-A Fls 6 a 12 n. de ordem 5. Estatutos dia Associação Comercial de Arcoverde - Pernambuco. Autuação.

Aos 31 dias do mês de março do ano de mil novecentos e cinzenta e nove nesta cidade e Comarca de Arcoverde, em meu Cartório autuei os Estatutos que adiante se vêm. Eu, Altamiro de Araújo Lima, Oficial do Registro de Título e Documentos subscrevi. Capítulo I. Constituição e Finalidades. Artigo 1º - A Associação Comercial de Arcoverde, com sede na cidade de Arcoverde, Estado de Pernambuco, reorganizada no dia 31 de outubro de mil novecentos e cinquenta e oito (1958), é uma sociedade civil, e rege-se pelos presentes estatutos. Artigo 2º - A Associação Comercial de Arcoverde, tem por fim: a) Ser, perante os poderes públicos, órgão representativo das classes econômicas e propugnar pelos seus legítimos interesses. b) Promover por todos os meios legais, o desenvolvimento e a prosperidade das classes que representa. c) Concorrer para que as questões surgidas entre associados ou estes e estranhos, sejam resolvidas por uma Comissão Arbitral, evitando-se por todos os modos possíveis demanda judicial. d) Defender os legítimos anseios dos associados, e incentivar o espírito de solidariedade entre as classes produtoras. c) Colaborar com os poderes constituídos, relativamente a medida que possa, para prosperidade do comércio, indústria, agricultura e pecuária. f) Assegurar aos associados dentro de suas possibilidades, orientação jurídica, fiscal e econômica, criando-se, se possível, órgãos técnicos. g) Promover sempre que necessário, para benefício das classes produtoras, o desenvolvimento do município, conferências, ou reuniões para estudos econômicos, ou a elas comparecer sugerindo medidas, e evitando a aplicação das que prejudiquem os membros da comunidade. h) Corresponder-se com outras associações, e órgãos de classe do país, ou do estrangeiro, com finalidades informativas, em benefício dos interesses da classe. i) Promover desenvolvimento associativo, entre os integrantes das classes trabalhadoras. j) Defender os legítimos anseios de todos os associados. Capítulo II. Dos Sócios. Artigo 3º - Os sócios da Associação Comercial de Arcoverde, cujo número é ilimitado, podem ser: a) - Efetivos. b) - Beneméritos. c) - Honorários. Artigo 4º - Os sócios não respondem pelas obrigações sociais mas, são responsáveis perante a Sociedade, por atos de má fé, no que se referir aos interesses da mesma. Artigo 5º - Podem ser sócios tenham no município de Arcoverde ou fora dele, o seu domicílio: a) Sociedades mercantis, bancárias e firmas industriais. b) Sócios cotistas, solidários, comanditários, diretores e gerentes dessas sociedades. c) Comerciantes, industriais, banqueiros, e outros elementos ligados a atividades de origem econômica. d) Empresas industriais. Artigo 6º - São sócios Efetivos as pessoas jurídicas de bom conceito, que exerçam as atividades estabelecidas nestes Estatutos, e que contribuam com as mensalidades fixas. Artigo 7º - São sócios Beneméritos, quando pertencentes ao quadro ou em condições de nele ingressar, prestem a sociedade, serviços de relevâncias. Parágrafo único - Uma vez concedido o título de Benemérito em caráter pessoal e intransferível, ficará o seu titular isento de pagamento das mensalidades. Artigo 8º - São sócios Honorários, aqueles que não pertencendo ao quadro social, fizeram jus pelas suas eminentes qualidades ou serviços relevantes às classes produtoras, a uma alta distinção da Associação Comercial de Arcoverde. Artigo 9º - As admissões dos sócios indicados nos artigos 7º e 8º, serão feitas por maioria de votos da Assembleia, devendo o pedido ser apreciado pela Diretoria que dará parecer sobre o assunto. Artigo 10º - A proposta para sócio Efetivo será apresentada por sócio de qualquer categoria, em documento firmado pelo proposto e o proponente e será encaminhado pelo Presidente à Comissão de Sindicância para dar parecer, de cujo veredicto dependerá aprovação ou rejeição. Artigo 11º- São direitos dos sócios Efetivos e Beneméritos; a) Frequentar a sede social. b) Comparecer a sede social. c) Assistir às reuniões ordinárias, discutir, apresentar por escrito ou verbalmente propostas, ou indicações, quando do interesse da classe. d) Utilizar os serviços e préstimos sociais, de acordo com os Estatutos. e) Representar a Diretoria, pedindo sua intervenção na defesa dos seus direitos quando mal interpretado, pelos poderes públicos ou por terceiros. f) Propor sócios Efetivos, Beneméritos ou Honorários indicando as justificativas e razões que não contrariem os Estatutos. Artigo 12º- São deveres dos sócios: a) Cumprir estes Estatutos: b) Zelar pelo bom nome da sociedade. c) Pagar mensalidades quando Sócios Efetivos; d) Acatar as determinações regulares dos poderes sociais; e) Comparecer às assembleias, aceitar e desempenhar os cargos para os quais for eleito ou nomeado; f) Levar ao conhecimento da Diretoria os acontecimentos de relevo na vida econômica do Município, Estado e Nação; g) Esclarecer à diretoria, as informações solicitadas sobre as que[…].»

 

07-07-1963 - Diario de Pernambuco - https://bit.ly/2ZBeaNQ , 3ª col. «Agência de estatística tem novas instalações em Arcoverde. […] A agência encontra-se agora instalada em um amplo salão na parte térrea do mesmo prédio da edilidade. […]»

 20-02-1968 - Diario de Pernambuco https://bit.ly/3ilW9KF ,  «[…] Recuperou o prédio da Câmara Municipal. […] Reformou o prédio da Biblioteca Municipal. […]»

 

17-03-1971 - Diario de Pernambuco -  https://bit.ly/33s7liH 3ª col.

 «O prefeito Giovanni Porto enviou, ontem, à Câmara mensagem propondo o fechamento do comércio às segundas-feiras, no horário das 7 às 13, estabelecendo desse modo a semana inglesa no município. […] A decisão da Associação foi subscrita pelos srs. João Batista Mendes de Oliveira, Áureo Bradley e José Geraldo de Moura Cursino, sendo este último comerciante estabelecido na cidade alta, a qual possui os estabelecimentos comerciais em que seu movimento maior verifica-se nas segundas-feiras, desde que abastece todo o Sertão do Moxotó e Pajeu.»

 

28-12-1989 - Diario de Pernambuco - https://bit.ly/2FBMO2H, 4ª col. «Festa - Milhares de pessoas prestigiaram, dia 23 último, a abertura oficial da Festa do Comércio de Arcoverde, evento tradicional da cidade anualmente realizado neste período natalino sob o patrocínio da Prefeitura, Associação Comercial e Clube de Diretores Lojistas […].»

 

23-08-2013 - https://bit.ly/2FwvTyC - Lei Nº 2.322-2013 - Reconhece como de utilidade pública, a entidade Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde.

16-09-2016 - https://bit.ly/3hujnNg - «O novo Forum de Arcoverde inicia suas atividades jurídicas e administrativas.»

24-09-2018 - https://bit.ly/2ZPfrRB  «2) Moção de Aplauso a Célia Rejane Vidal Maciel, presidente da ACA, (Associação Comercial de Arcoverde) pela realização da campanha Arcoverde limpa;»

 

 

Presidentes da ACA (dados compilados pela sra. Maria Edileuza Feitosa Alves, funcionária da ACA):

1978/1980: João Batista Mendes de Oliveira

1984/1985: Áureo Howard Bradley

1992/1993: Marco Antônio Magalhães

2003/2004: Maria Isabel Salviano Amorim

2005/2006: Rubens Freire Coimbra

2007/2010: Jussara Pereira Barbosa

2011/2012: Sérgio Franklin Cordeiro Santos

2013/2016: Jaime Espósito de Lima Filho

2017/2018: Célia Rejane Vidal Maciel

2019/2020: Rodrigo Henrique Sousa de Araújo

 

 

 

 

 

 


 Ocupando uma esquina da praça do Livramento, local oposto à Prefeitura, o açougue municipal cedeu lugar à Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde.


1925 – Açougue em Rio Branco


ACA à esquerda, Matriz N.S. Livramento – em 1980 ainda sem relógios na torre, e o segundo prédio da PM Arcoverde, à direita (já desativado).



2012 – A Prefeitura atual (3º prédio) teve início de funcionamento em 31-01-1977 sendo o prédio antigo (que aparece à direita, em vermelho) cedido à Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado para funcionamento da Agência do Trabalho.

Fotos atuais: Sala da ACA


Fachada atual da Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde

 Street view https://bit.ly/2FgOejG (2012)

 



Comentários

  1. Vivi a época da Semana Inglesa, quando o comércio era fechado até às 13:00h, da segunda feira, em Arcoverde, mas não lembrava que iniciou em 1971, nem que fora o prefeito Giovani Porto seu idealizador.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bustos e estátuas em Arcoverde

Brito & Freire. Gente braba!

3º Batalhão da Polícia Militar Martim Soares Moreno